quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ALBUFEIRA | Manifestação Anti-Touradas ontem à noite: Câmara esqueceu-se de avisar a GNR


A cidade de Albufeira foi palco de uma nova Manifestação Anti-Touradas junto à Praça de Touros, onde ocorria nova sessão tauromáquica.


A Manifestação, promovida pelo movimento “Cidade de Albufeira Anti-tourada”, teve lugar na noite de ontem, 11 de setembro.


Em declarações ao PlanetAlgarve, a organização lamentou que, “desta vez, a Câmara Municipal de Albufeira se tenha esquecido de comunicar o protesto à GNR para garantir a segurança dos manifestantes. Tivemos de ser nós a pedir encarecidamente à GNR, à última da hora, que nos desse proteção, e à qual agradecemos”.


Efetivamente, quando o PlanetAlgarve chegou ao ponto de concentração, reparámos na ausência da GNR, a qual, desta vez, não acompanhou os manifestantes até ao local do protesto. Este facto foi aproveitado pelos manifestantes para se manifestarem, num primeiro momento, no passeio junto às bilheteiras da Praça de Touros de Albufeira, aonde acorreram de imediato elementos ligados à organização do espetáculo, visivelmente indignado, dizendo aos manifestantes que não podiam estar ali. Chegaram então dois elementos da GNR, que conduziram os manifestantes ao habitual local dos protestos, onde já se encontravam os quatro elementos da GNR que garantiriam a sua proteção.


Como em iniciativas semelhantes anteriores, para além dos ativistas anti-touradas, mais uma vez foi notória a presença de cidadãos estrangeiros que quiseram juntar a sua voz à indignação dos albufeirenses em protesto.


A organização realça que “esta é uma data que estará presente na nossa memória para sempre, porque marca um dia em que muitos inocentes morreram ás mãos de terroristas numa guerra que não era a deles. Também aqui estes animais morrem às mãos de uma tradição da qual eles não querem fazer parte”, acrescentando que “esta barbárie não pode continuar em Albufeira. Já tivemos muito sangue derramado naquela Praça. É hora de dizer BASTA!”.


Carla Madeira Matias, da organização dos protestos, disse que “não desistimos! Enquanto houver tortura de animais nesta praça de touros e enquanto tivermos forças, lutaremos pelos direitos dos animais. Eles não têm voz, nós temos e temos o dever moral de os defender! As autárquicas avizinham-se. Mostremos aos candidatos e futuros governantes que não queremos touradas em Albufeira, que não queremos touradas em Portugal! Abolição já!”.

Carla Madeira Matias diz ainda que, “para não variar, tivemos alguns turistas a sair da Praça poucos minutos depois do espetáculo começar, mas tivemos uma que nos tocou particularmente. Michelle vinha completamente transtornada com o que viu lá dentro e pediu-nos ajuda. Com o devido aconselhamento daquilo que a lei nos dá por direito, esta turista fez uma reclamação no Livro de Reclamações. Foi ludibriada, enganada e omitiram-lhe a realidade daquele espetáculo. Achando que iria ver um espetáculo de entretenimento, assim que começou a aperceber-se da crueldade infligida ao animal, saiu, chorando desesperadamente”, prometendo para breve o seu depoimento.