quarta-feira, 30 de abril de 2014

ALBUFEIRA | Abraço Azul na Praia dos Pescadores | 3 de maio

No mês da prevenção dos maus-tratos na infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Albufeira associa-se à Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) e organiza o ABRAÇO AZUL.


No próximo sábado, dia 3 de maio, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Albufeira lança um desafio às famílias do Concelho, com várias atividades a realizarem-se junto à Praia dos Pescadores.


A iniciativa intitula-se ABRAÇO AZUL e pretende despertar e sensibilizar a consciência do público, em geral, para a problemática dos maus tratos na infância e visa prevenir a violência e promover a defesa dos direitos das crianças.

A abertura do espaço está agendada para as 14h00 e a tarde de atividades vai prolongar-se até às 17h00, de acordo com o programa que se segue:

14h00 - Danças Orientais
14h30 - Esquadra de Cavalaria
15h00 - Música Rap
15h30 - Risoterapia
16h00 - Zumba Fitness para crianças
16h30 - Zumba Fitness para famílias
17h00 - Dance Kids

Em simultâneo, vão decorrer também diversas atividades destinadas às famíias, tais como: modelagem de balões; pinturas faciais; gincana familiar; jogo da família; jogos de cooperação; insufláveis; balões; animação variada com mimos e palhaços; ateliers; ações de divulgação e o laço humano.
Neste sábado, não fique em casa! Participe nas atividades que o CPCJ preparou e contribua para um abraço azul gigantesco, em Albufeira.
A entrada é gratuita.

SOBRE A HISTÓRIA DO LAÇO AZUL:

"O Azul funciona para mim como um constante lembrete / alerta para lutar pela proteção das crianças", afirmou Bonnie W Finney, fundadora e a grande responsável pelo conceito da Campanha do Laço Azul, que iniciou-se em 1989, nos EUA.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade, que se revelaram ''curiosos'', foi trágica e sobre os maus tratos à sua neta, os quais já tinham morto também o seu neto de forma brutal.
E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupção de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Por: Manuela Lima | Presidente da CPCJ de Albufeira

terça-feira, 29 de abril de 2014

Albufeira | CARTAZEZ do PARQUE - Eventos de MAIO



ALBUFEIRA | Faleceu João Gregório da Conceição Laginha

João Gregório da Conceição Laginha
Hoje, dia 28 de Abril, pela madrugada, faleceu na sua residência o padeiro mais antigo de Albufeira, o Sr. João Laginha, meu grande amigo e amigo de todos Albufeireses.

Tinha 91 anos, mais um Albufeirense que parte e deixa saudades.

O Corpo vai estar em velório na Capela da Igreja Santa Ana amanhã, dia 29 de Abril, a partir das 18h00.

O funeral realiza-se dia 30 de Abril da Igreja de Santa Ana para o Cemitério novo de Albufeira.


À Familia o Alfachar apresenta as sentidas condolências.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

ALBUFEIRA cada vez menos ‘Capital do Turismo’

Está a decorrer já há alguns meses uma obra na Rua Maria Teresa Semedo de Azevedo, no Cerro da Piedade, na zona antiga da cidade de Albufeira, com consequente corte da estrada.


No entanto, a estrada vai continuar cortada ‘sine die’ porque a obra encontra-se parada. O motivo é muito simples: o dumper que recolhia o entulho da obra foi apreendido pelas autoridades.


Mesmo ao lado, encontra-se um terreno, cujo proprietário não autoriza a deposição do entulho.

Sem local para depositar o entulho ou outro meio para o transportar dali, a obra está parada, os trabalhadores marcam presença no local todos os dias, sem nada para fazerem.

O resultado está à vista: uma rua esventrada na zona histórica da cidade, que já se auto apelidou de ‘Capital do Turismo’ mas que, nos últimos tempos, nunca mais se ouviu um responsável autárquico defender tal denominação. Os motivos para tal são inúmeros e aqui fica mais um exemplo para juntar à já extensa lista.

Os moradores também são tremendamente afetados com tal situação, com problemas para entrar e saír de casa e para circular nesta rua.

Não se vê por parte da autarquia vontade nem capacidade para resolver este triste espetáculo. A obra pode ser particular mas o interesse é público.

Entretanto, este cenário já foi “oferecido” aos muitos turistas que visitaram Albufeira nas miniférias da Páscoa, no fim de semana prolongado do 25 de Abril, nos próximos tempos eles vão continuar a vir… e o verão aqui tão perto!

sábado, 26 de abril de 2014

ALBUFEIRA | Despiste de Ligeiro


Esta manhã, pelas 11h00, na Avenida da Liberdade, uma senhora que conduzia uma viatura Ford Fiesta, ao estacionar o veículo, galgou o passeio e foi embater num banco do jardim onde estava uma senhora sentada, mãe de dois filhos (uma menina com 3 anos e um menino com 5 anos), que estavam junto de si em pé a brincar.


Com o embate da viatura no banco, as crianças foram ligeiramente afetadas, tendo sido chamado o INEM, que as transportou ao Centro de Saúde de Albufeira para exames, pois a menina sangrava da cabeça.


A condutora, que anda com cadeira de rodas, diz que lhe faltaram os travões.



A GNR tomou conta da ocorrência.

1st Algarve Free Chapter em Albufeira

As estradas do Algarve estão a ser percorridas neste fim de semana prolongado (25 a 27 de abril) por um enorme cortejo de motos Harley Davidson, naquele que é o 1.º Run – Rotas do Algarve, numa iniciativa do 1st Algarve Free Chapter (Algarve Chapter Associação).


Esta manhã, os motociclistas concentraram-se no Pau da Bandeira, em Albufeira.






Comemorações do 25 de Abril em Albufeira



O Município de Albufeira promoveu um vasto programa comemorativo dos 40 anos da Revolução de Abril de 1974. Cultura, Desporto e Ação Social foram as áreas em destaque num programa que, este ano, evocou o simbolismo da data e apresentou o Orçamento Participativo, dando liberdade de expressão aos albufeirenses para decidirem o futuro do seu concelho.


Ontem, dia 25 de Abril de 2014, celebraram-se os 40 anos da Revolução dos Cravos. Esta data histórica, que faz parte da memória coletiva dos portugueses, foi assinalada pelo Município de Albufeira através de um programa repleto de atividades, nos dias 24 e 25 de abril.


A homenagem ao dia mais emblemático de 1974 começou no dia 24, pelas 10h00, com a apresentação da exposição de trabalhos “O Nosso Abril”, realizada por 18 turmas de diversas escolas do concelho, desde o ensino pré-escolar ao secundário. O evento teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguido de uma visita à exposição patente no hall de entrada do edifício da Câmara Municipal, desde o passado dia 11 de abril e que se prolongará até 16 de maio (ver notícia publicada AQUI).


Pelas 18h00, o Salão Nobre voltou a ser o local escolhido para mais uma apresentação. A Autarquia deu a conhecer os fundamentos do “Orçamento Participativo Albufeira 2015”, um dos principais instrumentos da democracia participativa portuguesa. Este orçamento é um processo de gestão partilhada entre a Câmara Municipal e a população, que se traduz na participação de todos os munícipes nas políticas governativas locais.


Na data em que se celebrou o 40.º aniversário do Dia da Liberdade, Albufeira acordou ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, enquanto se hasteavam as bandeiras no Largo dos Paços do Concelho, pelas 9h30, e se assistiu à Guarda de Honra realizada pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Este momento solene foi celebrado em todo o concelho, nos edifícios das Juntas de Freguesia de Albufeira/Olhos de Água, Guia, Paderne e Ferreiras.


As celebrações continuaram tarde adentro, com a 4.ª Etapa do Campeonato dos Golfinhos, nos Campos Sintéticos de Albufeira. Os Golfinhos são escalões onde ainda não existe atividade competitiva federada, pelo que as crianças treinavam apenas nos seus clubes. Com esta iniciativa, existe a oportunidade de motivar ainda mais os minicraques para a prática desportiva, numa prova composta por seis jornadas e que resulta da parceria entre o Município e os clubes do concelho.

E do Desporto passamos à solidariedade, com a celebração do 16.º aniversário da Associação Sociocultural e Recreativa da Terceira Idade de Albufeira (ASCRATIA), que reuniu na sua sede social, na freguesia de Ferreiras, a partir das 17h00, dezenas de associados e convidados para uma confraternização. A ASCRATIA tem como principal objetivo proporcionar momentos de convívio e amizade entre os idosos, evitando situações de isolamento e desenvolvendo atividades onde todos possam partilhar experiências. Este projeto social contou, desde o primeiro momento, com o apoio da Autarquia que para além de apoiar as várias iniciativas da associação, cedeu o terreno e disponibilizou verbas para a construção da atual sede.

De regresso aos Paços do Concelho, o Salão Nobre acolheu, às 18h00, a Sessão Solene “Albufeira e os 40 anos de Abril”. Esta iniciativa teve por objetivo analisar o impacto da Revolução de Abril de 1974 no processo democrático de Albufeira. Para isso, a Autarquia convidou cada líder de bancada dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Albufeira a discursar sobre esta temática. Seguiu-se um período de debate.

Às 20h30, foi hora de relaxar e apreciar as paisagens noturnas da cidade nas “Caminhadas ao Luar” que, neste dia, realizaram uma edição especial dedicada ao 25 de Abril. O local de partida e de chegada foi no Largo dos Paços do Concelho.

Foi com música e muita animação que Albufeira encerrou as comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos. O Auditório Municipal abriu as portas ao espetáculo “Pedaços de Abril”, que, à noite, juntou em palco os artistas José Praia e Aquaviva e o Grupo de Cantares da Casa do Alentejo em Albufeira.


Refira-se que no passado dia 31 de março, mais de 250 alunos do ensino secundário e da escola profissional Agostinho Roseta (polo de Albufeira), acompanhados dos respetivos professores, marcaram presença no Auditório Municipal de Albufeira para participar na iniciativa “Conversas sobre Abril”. O evento marcou o arranque do programa de comemorações sobre os 40 anos do 25 de Abril em Albufeira e contou com os testemunhos do fotógrafo Alfredo Cunha e do jornalista Adelino Gomes, duas figuras ilustres que viveram em primeira mão a Revolução de Abril.

Texto: Al-Fachar com CMA
Fotos: Al-Fachar

quinta-feira, 24 de abril de 2014

ALBUFEIRA | O 25 de Abril e as Crianças

No dia 25 de Abril de 2014 celebram-se os 40 anos da Revolução dos Cravos. Esta data histórica, que faz parte da memória coletiva dos portugueses, é assinalada pelo Município de Albufeira através de um programa repleto de atividades, nos dias 24 e 25 de abril.


A homenagem ao dia mais emblemático de 1974 começou no dia 24, pelas 10h00, com a apresentação da exposição de trabalhos “O Nosso Abril”, realizada por 18 turmas de diversas escolas do concelho, desde o ensino pré-escolar ao secundário.

O evento teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo-se seguido uma visita à exposição patente no hall de entrada do edifício da Câmara Municipal, desde o passado dia 11 de abril e que se prolongará até 16 de maio.

Exposição de trabalhos escolares feitos pelas crianças nos Paços do Concelho


Em frente da Câmara Municipal, hoje às 11h00, crianças de Albufeira festejaram o 25 de Abril

Visita à exposição de trabalhos escolares feitos pelas crianças nos Paços do Concelho




quarta-feira, 23 de abril de 2014

Albufeira | Faleceu um Poeta

O Engenheiro JOSÉ ARMANDO SIMÕES faleceu ontem no Hospital do Barlavento, em Portimão, pelas 16h00.


Tinha a bonita idade de 92 anos e era um grande amigo de Albufeira, um homem de resistência contra o Fascimo e lutava no seu blogue Forumalbufeira pelas coisas da cidade.

Um Poeta e Homem simples com intervenção em alguns jornais, um amigo que Albufeira perde.

O Corpo está em velório no Cemitério Novo e o Funeral realiza-se hoje, dia 23 de Abril, ás 17h00, para o mesmo Cemitério de Albufeira.


O Alfachar apresenta aos Familiares os sentidos pêsames.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

ALBUFEIRA | Acidente na "Pista"


Hoje (21 de abril), duas viaturas ligeiras chocaram no cruzamento da Rua Aquilino Ribeiro com a Rua Dumferline (antiga pista de aviões).


Uma das viaturas, um Citroën Saxo, ficou totalmente destruída, como as fotos que tirámos documentam.

Não se sabe mais pormenores deste acidente.


O local é perigoso e o cruzamento ainda pior para quem vem entrar na ‘pista’ e não consegue evitar o acidente por excesso de volocidade de outras viaturas que têm dois sentidos para a Rua Aquilino Ribeiro.

domingo, 20 de abril de 2014

Albufeira | Fúria de benfiquistas


Logo após o jogo Benfica, 2 Olhanese, 0, os adeptos do Benfica juntaram-se em grande força na Retunda das Minhocas em grandes manisfestação de carros pela Avenida dos Descobrimentos, em Albufeira.



Mesmo com a chuva que começou a cair, ninguêm saiu da rotunda e o desfile continua pela noite adentro, com centenas de carros pela cidade.


ALBUFEIRA | Cavaco Silva na Missa Pascal

A Missa Pascal que hoje se celebrou na Igreja Matriz, esteve o Sr. Presidente da República Anibal Cavaco Silva, sua esposa e netos.


A receber o Sr. Presidente esteve o Cónego José Rosa Simão e o Padre Missionário Claudino Ferreira Gomes, vindo de Lisboa para ajudar a paróquia de Albufeira na Semana Santa

Padre Claudino a desejar a boa páscoa ao sr. Presidente, Anibal Cavaco Silva

À saida da Missa Pascal o Senhor Presidente e esposa acompanhou o Cónego José Rosa Simão, entre muitos fiéis estrangeiros e turistas que vieram participar na Missa Pascal que encheu por completo a Igreja Matriz.


Presidente Cavaco Silva em conversa com o Presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, que depois o acompanhou até à viatura do Presidente acompanhado por muitos populares e turistas.

ALBUFEIRA | Missa Pascal ás 11h00 na Igreja Matriz




sábado, 19 de abril de 2014

Albufeira | Férias da Páscoa


A baixa da Cidade está repleta de turistas de todas as nacionalidades, inclusive muitos passantes espanhois que aproveitam o fim de semana para apanhar o sol Algarvio.


sexta-feira, 18 de abril de 2014

Albufeira | Celebração da Paixão do Senhor


A celebração do Enterro do Senhor, esta tarde de Sexta-feira Santa na Igreja Matriz, teve inicio às 17h00.

Santissimo exposto no altar da Matriz, no fim da Procissão dos Painéis com centenas de pessoas
Procissão do enterro do Senhor na Igreja Matriz
Estiveram na celebração ao Sr. da Cruz muitos fiéis, entre eles muitos estrangeiros.

Procissão do enterro do Senhor na Igreja Matriz
Esta noite será feita a Via-Sacra a partir da Rotunda dos Relógios até ao Centro Pastoral Beato Vicente, pelas 21h30.