quarta-feira, 26 de março de 2014

ALBUFEIRA | Celebração da Semana Santa marcada pelo reavivar da tradição da Procissão dos Painéis | 17 de abril

Do esforço conjunto entre Irmandade da Misericórdia e Igreja de Albufeira surge o retomar de uma tradição perdida há mais de quarenta anos.


A Irmandade da Santa Cada da Misericórdia de Albufeira reforça, durante este período, a sua ligação à Igreja, participando de forma ativa nas celebrações inerentes à Semana que antecede o dia de Páscoa.

A Procissão dos Painéis, assim dignada, trata-se da procissão efetuada na noite de Quinta-Feira Santa na qual, por tradição a Irmandade transporta os Painéis da Misericórdia numa procissão marcada pela luz de velas e archotes, acompanhada pelo som da Matraca e o marcar de ritmo dos tambores.

Esta cerimónia de elevada importância e relevância cultural, pretende reativar uma tradição perdida há mais de quarenta anos, cuja realização reflete o esforço conjunto, não só dos Irmãos da Santa Casa, como o da Paróquia, no nome do Cónego José Rosa, com o apoio do Município de Albufeira.

A Procissão terá lugar no dia 17, pelas 21h, com inicio da Capela da Misericórdia de Albufeira, passando pela Igreja de Santa Ana e terminando na Igreja Matriz, onde terá lugar a Adoração do Santíssimo.

Pelo cariz religioso e cultural inerente a este evento, convidamos toda a comunidade de Albufeira a participar nesta cerimónia, a qual será sem dúvida um momento marcante desta Semana Santa.

No dia 18 de abril, pelas 17h, no âmbito das celebrações da Sexta-feira Santa, será celebrada na Igreja Matriz, a Paixão do Senhor da Cruz, Comunhão e Procissão do Enterro do Senhor.


Por: Gabinete de Comunicação e Imagem da SCMA