sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

GNR de Albufeira interceta holandês com mandado de detenção internacional e recupera menor desaparecida

Militares do Subdestacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Albufeira intercetaram ao início da tarde do dia de ontem, numa das principais artérias daquela cidade, um cidadão holandês de 39 anos de idade sobre o qual pendia mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades holandesas.

No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária desencadeada na zona de Montechoro – Albufeira, os militares deram ordem de paragem a um veículo de matrícula holandesa, procedendo à verificação dos aspetos de ordem administrativa referentes ao veículo e ao respetivo condutor e ocupante.
No decorrer da ação, o nervosismo patenteado pelo condutor, aliado ao fato de transportar uma elevada quantia monetária, despertou a atenção da força, adensando-se as suspeitas aquando da verificação de que com o referido cidadão holandês circulava uma menor de 15 anos de idade, a qual estava indocumentada.
Das diligências de imediato encetadas no intuito de aferir e perceber a envolvência da situação, nomeadamente através da consulta à base de dados Schengen, pode constatar-se que sobre o condutor pendia um mandado de detenção internacional, emitido pelas autoridades holandesas.
O pedido de captura e detenção, com origem em suspeita de subtração de menor, levou à confirmação de que a jovem que o indivíduo transportava estava dada como desaparecida na Holanda, desde o final da passada semana, tendo sido de imediato tomadas todas as medidas necessárias para garantir a proteção da menor, a qual será entregue às autoridades competentes.
O indivíduo foi presente ao Tribunal da Relação de Évora, o qual decretou a extradição e até lá aguarda no Estabelecimento Prisional de Beja.

Por: GNR – Comando Territorial de Faro