sábado, 22 de novembro de 2014

Fim de Ano em Albufeira | D.A.M.A., Tiago Bettencourt, Star Parade, Paderne Medieval, Solrir e Especial TVI (14 fotos)

O Município volta a apostar num programa diversificado para celebrar a entrada em 2015. O Fim de Ano de Albufeira promete agitar o concelho em cinco dias recheados de atividades para toda a família. Conheça o cartaz do evento, apresentado ontem no restaurante Borda d’Água, junto à praia da Oura.

Paulo Dias, chefe de gabinete da presidência do Município e programador do evento, deu a conhecer o alinhamento que contará com espetáculos para todos os gostos. A entrada em 2015 volta a ser celebrada na zona da Oura e no centro de Albufeira.

Mas este ano, Albufeira vai entrar em festa logo a partir da tarde do dia 31 de dezembro, entre as 14h00 e as 20h00. A TVI irá transmitir um Programa Especial de Fim de Ano em direto do centro da cidade. São 6 horas de emissão transmitidas pela estação líder de audiências, que se associa, pela primeira vez, às comemorações do Fim de Ano em Albufeira. O programa tem uma audiência estimada superior a 1 milhão de espetadores e irá promover o concelho e toda a programação do Fim de Ano.

O palco da Praia dos Pescadores recebe dois grandes nomes do panorama musical português da atualidade.

Os D.A.M.A. serão os primeiros a atuar, a partir das 22h00. A banda revelação do momento promete animar o público de Albufeira com os temas que os lançaram para a ribalta: “A Balada do Desajeitado” e “Luísa”. O grupo vai apresentar o seu primeiro álbum “Uma Questão de Princípio”, que ocupa o 3º lugar do Top nacional de vendas e bateu o recorde de pré-streaming no Meo Music, sendo o álbum em pré-escuta mais ouvido de sempre na história do serviço.

A partir das 23h15, o palco recebe Tiago Bettencourt, um dos artistas mais importantes da nova música portuguesa. O ex-vocalista dos Toranja e dos Mantha entra connosco no novo ano, trazendo na bagagem o seu mais recente trabalho, intitulado “Do Princípio”. Tiago Bettencourt sobe ao palco da Praia dos Pescadores para um concerto onde não faltarão temas como “Morena” e onde o músico revisitará alguns dos êxitos mais marcantes da sua carreira, entre os quais “Carta”, “Canção Simples” e “Só Mais Uma Volta.

Às 12 badaladas, os céus inundam-se de cor com a habitual sessão de fogo-de-artifício, que acontecerá na Praia dos Pescadores e na Praia da Oura. Os primeiros minutos de 2015 serão animados por Tiago Bettencourt, que regressa ao palco.

A Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro acolhe a Star Parade, um desfile de artistas circenses que animam as ruas e estabelecimentos comerciais aderentes de malabarismos, acrobacias, números com fogo e muitas surpresas.

Para além de ser um programa diversificado que procura atrair famílias e mais visitantes nesta época, o Fim de Ano em Albufeira aproveita também para mostrar diferentes pontos do Concelho. Durante quatro dias, de 1 a 4 de janeiro, a aldeia do Barrocal algarvio volta a recuar no tempo e acolhe perto de 10 mil visitantes que terão a oportunidade de percorrer as ruas de Paderne num ambiente único. O Paderne Medieval invade o núcleo antigo da aldeia, transformando Paderne num mercado medieval onde não faltarão as iguarias gastronómicas, as artes e ofícios de antigamente, exibições e atuações musicais alusivas à época. Os visitantes poderão ainda assistir ao desfile histórico que retrata a cerimónia da entrega da Carta de Doação a Paderne, que este ano celebra 710 anos.

Após o sucesso alcançado na estreia do SOLRIR em Albufeira, com mais de 6 mil espetadores, o Festival de Humor integra o programa do Fim de Ano 2014/2015, voltando a trazer a Albufeira o que de melhor se faz em Portugal na área da stand-up comedy. De 1 a 4 de janeiro de 2015, a partir das 21h30, os melhores humoristas portugueses sobem ao palco do Palácio de Congressos, na Herdade dos Salgados. O programa vai ser divulgado brevemente, tendo sido já confirmada a presença dos humoristas Nilton e Herman José.

Durante a cerimónia de apresentação do evento, o presidente da Autarquia de Albufeira enalteceu “o espírito de cooperação entre os empresários do concelho que, mais uma vez, se juntaram para apoiar um evento que representa hoje um dos cartões-de-visita de Albufeira. Carlos Silva e Sousa relembrou que o Fim de Ano projeta o concelho e representa uma marca de combate à sazonalidade, dando um novo fôlego aos empresários locais que vivem sobretudo do turismo: “Estamos a trabalhar na promoção do programa nos mercados nacional e espanhol para que o evento seja um sucesso”, referiu.

O presidente da APAL também realçou a importância do evento que “é uma marca nacional ao nível do turismo e que surge como uma alavanca para tornar a atividade mais dinâmica e oferecer a quem nos visita um programa diverso e de notoriedade nacional”. José Lourenço dos Santos reafirmou o empenho e esforço manifestado pelos sócios da APAL na realização do Fim de Ano de Albufeira, demonstrando “que estão disponíveis para continuar a apoiar este programa, contribuindo para reforçar a nossa marca turística”.

PROGRAMA  

31 Dezembro
14h00 – 20h00
TVI- ESPECIAL Fim de Ano em Albufeira

Praia dos Pescadores
22h00 | D.A.M.A.
23h15 | Tiago Bettencourt
00h00 | Fogo de Artifício
00h05 | Tiago Bettencourt
00h30 | DJ da Rádio Comercial

Oura
00h00 | Fogo de Artifício
00h05 | Star Parade
02h00 | Fim

1 a 4 Janeiro
Paderne
12h00 - 21h00 I Paderne Medieval

Palácio de Congressos do Algarve
Herdade dos Salgados

21h30 I Solrir 2015