segunda-feira, 16 de junho de 2014

Solidariedade e convívio no VII Encontro Intercultural da SCMA (64 fotos)

Nem a chuva deteve o espírito solidário e a alegria que inundaram a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira (SCMA) no passado dia 6 de Junho. O VII Encontro Intercultural promoveu o convívio entre funcionários, utentes da instituição e a comunidade de Albufeira. O evento solidário possibilitou a angariação de 1400€ para apoio à aquisição da primeira carrinha adaptada da SCMA.
Enquanto se acertavam os últimos detalhes no espaço exterior do Lar O Roseiral, que acolheu o VII Encontro Intercultural da SCMA, a festa já tinha começado no interior do lar. O programa de atividades, destinado aos utentes da instituição e dinamizado pela nossa equipa técnica, envolveu jogos tradicionais, artes plásticas.
O VII Encontro Intercultural abriu portas à comunidade a partir das 18:30. A iniciativa juntou várias culturas numa só noite, oferecendo música e gastronomia de Angola, Cabo Verde, Brasil, Portugal e Ucrânia. A festa solidária, organizada anualmente pela SCMA, pretendeu fomentar a partilha de tradições e identidades culturais, não só entre os colaboradores e utentes da instituição, como também com a comunidade em geral.
“Viajar pelo mundo” de forma solidária foi a proposta do encontro. A peça de Teatro “Culturas diferentes, dias iguais” foi a primeira apresentação do evento. Os protagonistas foram os utentes do Lar de S. Vicente que representaram as cinco nacionalidades (de colaboradores) com maior expressão na SCMA.
O aroma da chouriça assada já se fazia sentir pelo recinto, enquanto se degustavam pratos típicos como a Moamba, Cachupa, Muqueca de Peixe, Golubsi, entre diversas iguarias nacionais como as Papas de Berbigão, Bacalhau à algarvia e os deliciosos Caracóis.
No palco os jovens do Lar a Gaivota e o Mc Lr Camala animaram a audiência ao ritmo do Hip Hop. Em seguida a banda brasileira Casa do Pão trouxe-nos a magia e entusiasmo dos ritmos brasileiros.
Premiado recentemente com dois “Cabo Verde Music Awards”, o cantor Dino d’Santiago encantou-nos com a sua voz e simpatia. Acompanhado do músico Tuniko Goulart “viajamos” pelas sonoridades de Cabo Verde e recordamos alguns êxitos da banda “Expensive Soul” (projeto musical que desde 2004 o jovem cantor fez parte).
A chuva “abençoou” a noite. Contudo, o imprevisto não demoveu a maioria dos que quiseram participar nesta iniciativa. Os chuviscos não demoraram e cederam a passagem ao folclore, uma forma de representar a cultura de um povo e um veículo de aproximação entre comunidades.
O Rancho Folclórico de Olhos d’Água, com as suas danças mexidas e variadas, transmitiram a forma de ser e estar das antigas gerações, com o habitual entusiasmo e a energia. O folclore e cantares tradicionais da Ucrânia foram trazidos pelo Grupo Infantil de Dança e Folclore da Escola Tarás Shevtchenko (Centro Educativo e Cultural Luso-Ucraniano de Faro). O grupo musical "Kosatchka” também transmitiu a alegria de viver e o lirismo do povo ucraniano.
O jovem músico Valter Cabrita encerrou o programa musical com música de baile, muita alegria e animação!

UMA NOITE SOLIDÁRIA EM PROL DE UMA CARRINHA ADAPTADA

A noite para além de musical foi solidária, pois possibilitou a angariação de 1400€ destinados a apoiar a campanha solidária “Uma carrinha adaptada”. A campanha visa adquirir uma viatura adaptada (inexistente na instituição) para proporcionar aos nossos 80 utentes com mobilidade reduzida melhores condições de mobilidade e de segurança, bem como promover o seu desenvolvimento social.
O VII Encontro Intercultural da SCMA foi o resultado de muito esforço e dedicação dos nossos colaboradores e utentes. Ainda, o sucesso do nosso VII Encontro Intercultural não seria possível sem o apoio do Município de Albufeira, de várias empresas e entidades locais às quais agradecemos, assim como a cumplicidade dos artistas participantes, sem a generosidade dos quais, este ano, não teria sido possível a realização deste evento.
Queremos fazer um agradecimento especial à nossa comunidade, tão solidária e pronta para apoiar os nossos utentes. Um muito obrigado a todos os que participaram neste encontro e nos ajudam a ajudar!


Por: SCMA