terça-feira, 12 de agosto de 2014

Albufeira acolhe Festa em Honra de Nossa Senhora da Orada | 14 e 15 de agosto

Nos próximos dias 14 e 15 de agosto, Albufeira será palco de uma das mais aclamadas celebrações religiosas da cidade. As festividades em honra de Nossa Senhora da Orada acolhem, todos os anos, centenas de pessoas que prestam homenagem à Santa Padroeira dos Pescadores. A Procissão das Velas até ao Porto de Abrigo, o Cortejo pelo Mar e a Bênção dos Pescadores e das suas embarcações são os momentos altos deste certame religioso.


Nos dias 14 e 15 de agosto, Albufeira volta a receber a Festa em honra de Nossa Senhora da Orada, que homenageia a Santa Padroeira. Durante dois dias, “as gentes” da terra reúnem-se para agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores. Reza a história que os habitantes de Albufeira, outrora vila piscatória, assistiram a vários milagres de Nossa Senhora, testemunhados nos “ex-votos” que se encontram na Ermida da Orada.

As celebrações têm início no dia 14 de agosto, quinta-feira, às 10h00, com a abertura da Ermida da Nossa Senhora da Orada, que exibe a exposição de Arte Sacra alusiva ao culto da Nossa Senhora da Orada. Pelas 12h00, os sinos da Igreja Matriz de Albufeira far-se-ão ouvir com o repique festivo. Às 18h00, terá lugar a Missa Solene da Festa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada. Já no final da tarde, às 19h00, os pescadores de Albufeira vão transportar a imagem da sua Padroeira na tradicional Procissão, que seguirá até ao Cais do Porto de Pesca, onde as embarcações e os “homens do mar” partem num cortejo para receber a bênção de Nossa Senhora para mais um ano de faina. À noite, pelas 22h00, o Largo da Ermida acolhe o espetáculo de fado com o grupo “Al-Mouraria”.

As festividades encerram no dia 15 de agosto, sexta-feira, com a Missa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada, pelas 19h00.


Esta iniciativa é promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial de Albufeira e conta com o apoio Câmara Municipal.