sexta-feira, 8 de agosto de 2014

ALBUFEIRA | Dois detidos por colocação de sistema de retenção de notas em multibanco

Militares do Subdestacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Albufeira detiveram durante a madrugada do dia de ontem, 7 de agosto de 2014, dois cidadãos de 47 e 56 anos de idade por colocação em caixa ATM de sistema de retenção de notas.

Material apreendido os autores do delito
No seguimento de denúncia efetuada pelo utilizador de uma caixa ATM localizada na Rua do Município - Albufeira, os militares localizaram o casal ora detido, o qual se encontrava nas imediações do local com o intuito de recolher as notas após a tentativa de levantamento por parte do denunciante.

O método, denominado por “crash trapping”, consiste na obstrução do orifício de saída das notas, no caso em apreço através da colocação/encaixe de uma chapa metálica que impede a saída do dinheiro, ficando o mesmo colado na dita chapa.

Saliente-se que os autores do ilícito se encontravam no interior de uma viatura estacionada nas imediações da dependência bancária, no intuito de posteriormente retirarem a chapa e recolherem as notas, altura em que foram abordados pelos militares.

Na posse dos detidos foram apreendidos diversos objetos presumivelmente utilizados na prática do ilícito, nomeadamente uma chave de fendas, tubos de cola, rolos de fita cola/isoladora e luvas de latex.

De referir que, para além da caixa ATM em apreço, e após diligências efetuadas noutros locais da cidade de Albufeira, foi apurado que o referido método havia também sido colocado numa outra caixa ATM existente na Rua do Município.

Os detidos, naturais do centro oeste asiático e com residência no Algarve, foram presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Albufeira para aplicação das medidas de coação consideradas adequadas.

Ainda que esta prática não seja desconhecida, a mesma não é normalmente tida em linha de conta por quem utiliza as caixas ATM, uma vez que a mesma não é frequente e também porque a primeira ideia dos utilizadores será a de existência de avaria no sistema, razão pela qual a Guarda Nacional Republicana alerta para o seguinte:

- Antes da utilização da caixa ATM, os utilizadores devem verificar se a mesma se encontra em perfeitas condições e não apresenta quaisquer indícios de ter sido vandalizada, alterada ou modificada;

- Devem os utilizadores verificar se o leitor de cartão apresenta o seu aspecto normal, nomeadamente que a ranhura para inserir o cartão está em bom estado, bem como o local de saída das notas;

- Não aceitar ajuda de terceiros caso ocorra uma anomalia de funcionamento – por exemplo, o cartão ou as notas não saem e alguém sugere que volte a marcar o código secreto;

- Permanecer no local (sendo seguro) e alertar imediatamente o Posto mais próximo.


Por: GNR – Comando Territorial de Faro