sábado, 5 de janeiro de 2013

Cantares de Janeiras no Mercado Municipal dos Caliços


Na manhã de hoje, sábado, 5 de janeiro, o Mercado Municipal dos Caliços foi palco do já tradicional evento de Cantares de Janeiras, onde 3 grupos da região se reuniram para interpretar músicas tradicionais e desejar um próspero ano novo à população.


O Agrupamento 714 do Corpo Nacional de Escutas, a ACRODA - Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água e o Grupo de Janeireiros de Boliqueime fizeram-se acompanhar de trajes de instrumentos típicos como a pandeireta, os ferrinhos, o tambor, a flauta, a viola, o cavaquinho ou o acordeão.


“É importante preservar este tipo de tradições que fazem parte da nossa cultura e divulgá-las para que passem de geração em geração”, destacou o presidente da autarquia José Carlos Rolo.

Recorde-se que as Janeiras são uma forma antiga de comemorar o Ano Novo e o Dia de Reis. Manda a tradição que a comunidade se junte em grupos para cantar e animar as suas localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central, para desejar um bom ano a todos os presentes.

Nos grupos de janeireiros, tocam-se vários instrumentos, como a pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão ou viola. No Algarve, muitos destes grupos contam já com várias décadas de existência e contribuem para manter aceso um dos costumes mais antigos da região. As músicas interpretadas são, por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. São canções simples, habitualmente à volta de quadras que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram com as Janeiras.

Texto: Al-Fachar/CMA
Fotos: Al-Fachar