sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

TAVIRA | GNR detém sueco em fuga há 3 meses




Durante o dia de ontem, 10 de Janeiro de 2013, elementos do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Tavira levaram a cabo uma operação policial que culminou com a detenção de um individuo de nacionalidade sueca, com 40 anos de idade, que desde o mês de Outubro andava em fuga às autoridades policiais.

A fuga do individuo estava relacionada com uma investigação por tráfico de droga, (relativa à nota de imprensa 50/12, de 15 de outubro) que na altura levou à apreensão de cerca de 2000 doses individuais de estupefaciente (canabis), seco e embalado, para além de duas dezenas de plantas de canabis em pleno crescimento e diverso material para acondicionamento e embalagem, onde se incluíam balanças, ferramentas e máquinas de embalamento.

Recorde-se ainda que na altura foi desmontado um dos principais pontos de produção e abastecimento daquele tipo de droga na região do Algarve, tendo sido desmantelado um “viveiro” de plantas de canabis dissimulado numa cave.

Em outubro passado foi detido o irmão do individuo agora capturado, o qual aguarda julgamento em prisão preventiva.

Possivelmente por temer semelhante destino, o individuo iniciou então uma fuga que durou cerca de 90 dias e que o obrigou a evitar permanecer em diversas habitações que possui, a levar familiares (filhos) para zonas mais distantes da sua zona de residência e a andar constantemente em movimento por diversas zonas do país e possivelmente estrangeiro.

O individuo, residente na zona de Moncarapacho, foi detido em Lisboa, mais concretamente na Zona de Belém, pelas 23h00, no momento em que abandonava um café. Encontrava-se com aparência bastante diferente, com cabelo grande e barba, sendo-lhe apreendido um veículo TT com o qual se deslocava, pintado de cor diferente da original e com matricula Inglesa, conseguindo-se apurar que o mesmo tinha sido furtado em Espanha em 2009.
Com esta ação encerra-se então uma investigação com a qual se crê ter-se conseguido desmontar um dos principais pontos de abastecimento/venda de canabis na região do Algarve.

O Chefe da Secção de Operações Informações Treino e Relações Públicas,
Ten-Cor Infª José Alberto Ferreira de Azevedo Palhau