quarta-feira, 10 de abril de 2013

ALBUFEIRA | Champimóvel até sexta feira


Até 12 de abril, no parque de estacionamento em frente ao Tribunal


Na segunda-feira, o “Champimóvel” chegou a Albufeira para suscitar a curiosidade e motivar os jovens para o Futuro da Ciência. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Champalimaud, em parceria com o Município de Albufeira, que tem por objetivo despertar o interesse dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do concelho pelos temas científicos, particularmente ao nível da investigação biomédica, bem como incentivar o aparecimento de alguns talentos nesta área. Para o efeito, foi produzido um conteúdo interativo, o qual é apresentado através do simulador móvel transportado pelo camião.

A iniciativa, que se intitula “Champimóvel”, tem estado a percorrer as escolas do país desde abril de 2008 e pretende envolver ativamente professores e alunos na ação, através da participação num conjunto de atividades que ultrapassem a apresentação do próprio show, de forma a manter o interesse dos jovens pela ciência.

Agora, os jovens de Albufeira podem assistir a um show animado interativo, um filme com imagens em 4D com cerca de 25 minutos que proporciona uma viagem através do corpo humano, apresentada pela personagem Champi.

Champi começa por apresentar o mecanismo da visão, seguido da apresentação da célula e do seu material genético, da ação dos vírus, da terapia genética e finalmente das investigações recentes em células estaminais e nanotecnologias. Uma apresentação dinâmica e divertida que pretende despertar a curiosidade dos jovens estudantes para os temas científicos durante esta segunda semana do mês de abril.

A ação decorre até sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h30, no parque de estacionamento em frente ao Tribunal de Albufeira.

Al-Fachar