quinta-feira, 18 de abril de 2013

ALBUFEIRA | Vestígios romanos e ossadas medievais na Praia de Santa Eulália



O desmoronamento de uma arriba na praia de Santa Eulália, em Albufeira, há cerca de uma semana, levou a Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH) e a Agência Portuguesa do Ambiente a darem início às obras de estabilização da arriba. No entanto, a identificação de vestígios arqueológicos no topo da arriba condicionou a intervenção.


A descoberta remonta a 2004, quando a equipa de arqueólogos do Município procedeu à realização de sondagens de diagnóstico naquela área, identificando vestígios de ossadas que acreditam estar relacionadas com a Ermida de Santa Eulália, que ali existiu durante a época medieval. Foram ainda encontradas peças que pertencem a um complexo industrial do período romano, composto por tanques onde os romanos faziam a salga do peixe e confeccionavam o “Garum”, um produto feito à base de vísceras de peixe, bastante apreciado na época e que era exportado para outros países.


“Este é um achado bastante importante pelo conhecimento que nos traz do longo período romano da história do Algarve Central. Embora a arriba esteja a recuar e não possamos controlar o seu desmoronamento, estamos a fazer todos os possíveis para preservar a informação arqueológica encontrada através do seu registo”, destaca Marlene Silva, vice-presidente da autarquia com o pelouro da Cultura.

As escavações arqueológicas irão decorrer em duas fases distintas. A primeira, atualmente em curso, consiste na remoção de uma parte dos sedimentos e vestígios que se encontram à vista. Numa segunda etapa, a equipa de arqueólogos irá avançar com uma escavação manual para recolher as restantes peças que se encontrem soterradas.

Este processo está a ser conduzido pela ARH em colaboração com a Câmara de Albufeira, a Capitania e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Os trabalhos de demolição controlada da arriba de Santa Eulália retomarão logo que as escavações terminem. A operação será realizada com o auxílio de máquinas retroescavadoras e outros equipamentos pesados, de forma a intervir nas arribas em risco e evitar maiores riscos para os utilizadores das praias.

CM-Albufeira