sexta-feira, 8 de março de 2013

Álvaro Cunhal “Vida, Pensamento e Luta” Comemorações do Centenário



Álvaro Cunhal "Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projeta na Atualidade e no Futuro" é o mote para a Exposição e uma Sessão Pública, que decorre entre 7 e 16 de março, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, no âmbito das Comemorações do Centenário do nascimento de uma das personalidades mais marcantes do século XX em Portugal.


Político Comunista, lúcido, combativo e corajoso, resistente antifascista de primeira linha, foi preso durante 12 anos devido aos ideais comunistas e à sua assumida oposição ao Estado Novo. Cunhal foi uma Personalidade determinante na Revolução de Abril e nos anos que se seguiram, na defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo português. Durante os anos de isolamento dedicou-se ao estudo, ao desenho e à escrita, tarefas que prosseguiu em liberdade. Tem uma vasta obra publicada que reflete a realidade portuguesa, a ação do Partido Comunista Português e a transformação social da época, de que são exemplo o livro "Rumo à Vitória" e "O Partido com paredes de vidro". É também conhecido pela sua intensa intervenção artística na área das artes plásticas, nomeadamente uma coleção de desenhos a carvão e óleos que retratam a vida e luta dos trabalhadores. A nível literário escreveu diversos romances sob o pseudónimo de Manuel Tiago, com destaque para "Até amanhã camaradas" e "Cinco dias cinco noites", obras que também foram adaptadas ao cinema.


Em 2013 são várias as iniciativas sobre a sua vida política, cultural e artística, bem como exposições em sua homenagem em várias zonas do país, recordando a sua importância para a Liberdade e Democracia conquistadas com a Revolução de Abril.

A Exposição Álvaro Cunhal "Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projeta na Atualidade e no Futuro" foi inaugurada ontem, dia 7 de Março, a que se segue amanhã, dia 9, às 15h00, uma Sessão Pública subordinada ao mesmo tema. A Exposição pode ser visitada até ao dia 16 de março, no horário normal da Biblioteca. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Concelhia do Partido Comunista Português com o apoio do Município de Albufeira.

Texto CMA/Al-Fachar
Fotos: Al-Fachar