segunda-feira, 1 de abril de 2013

ALBUFEIRA | Fundação Champalimaud desperta o gosto e o interesse pela ciência nos jovens


De 8 a 12 de abril, no parque de estacionamento em frente ao Tribunal


Na próxima segunda-feira, o “Champimóvel” chega a Albufeira para suscitar a curiosidade e motivar os jovens para o Futuro da Ciência. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Champalimaud, em parceria com o Município de Albufeira, que tem por objetivo despertar o interesse dos alunos dos 2º e 3º ciclos do concelho pelos temas científicos, particularmente ao nível da investigação biomédica, bem como incentivar o aparecimento de alguns talentos nesta área. Para o efeito foi produzido um conteúdo interativo, o qual será apresentado através de um simulador móvel transportado por um camião. A iniciativa que se intitula “Champimóvel” tem estado a percorrer as escolas do país desde abril de 2008 e pretende envolver ativamente professores e alunos na ação, através da participação num conjunto de atividades que ultrapassem a apresentação do próprio show, de forma a manter o interesse dos jovens pela ciência.

Será então na segunda semana de abril que os jovens de albufeira vão poder assistir a um show animado interativo, um filme com imagens em 4D com cerca de 25 minutos que irá proporcionar uma viagem através do corpo humano, apresentada pela personagem Champi.

Champi começa por apresentar o mecanismo da visão, seguido da apresentação da célula e do seu material genético, da ação dos vírus, da terapia genética e finalmente das investigações recentes em células estaminais e nanotecnologias. Uma apresentação dinâmica e divertida que pretende despertar a curiosidade dos jovens estudantes para os temas científicos durante a segunda semana do mês de abril.

A ação começa no próximo dia 8 de abril, entre as 9h00 e as 17h30, no parque de estacionamento em frente ao Tribunal de Albufeira.

CM-Albufeira