sexta-feira, 18 de abril de 2014

Celebração da Semana Santa marcada pelo reavivar da tradição da Procissão dos Painéis


Do esforço conjunto entre a Irmandade da Misericórdia e a Igreja de Albufeira, surgiu o retomar de uma tradição em Albufeira, perdida há mais de quarenta anos.


A Irmandade da Santa Cada da Misericórdia de Albufeira reforça, durante este período, a sua ligação à Igreja, participando de forma ativa nas celebrações inerentes à Semana que antecede o Domingo de Páscoa.


A Procissão dos Painéis, assim designada, foi retomada ontem à noite. Tratta-se de uma procissão efetuada na noite de Quinta-Feira Santa na qual, por tradição, a Irmandade transporta os Painéis da Misericórdia numa procissão marcada pela luz de velas e archotes, acompanhada pelo som da Matraca e o marcar de ritmo dos tambores.


Esta cerimónia, de elevada importância e relevância cultural, pretendeu reativar uma tradição perdida há mais de quarenta anos, cuja realização refletiu o esforço conjunto, não só dos Irmãos da Santa Casa, como da Paróquia, na pessoa do Cónego José Rosa, com o apoio do Município de Albufeira.


A Procissão teve lugar ontem, dia 17, pelas 21h, com inicio na Capela da Misericórdia de Albufeira, passando pela Igreja de Santa Ana e terminando na Igreja Matriz, onde teve lugar a Adoração do Santíssimo.



Pelo cariz religioso e cultural inerente a este evento, foram muitos os membros da comunidade de Albufeira que participaram nesta cerimónia, um momento marcante desta Semana Santa.