sexta-feira, 11 de julho de 2014

Grupos locais animam o centro da cidade de Albufeira todas as quartas-feiras, até setembro

As noites quentes de verão vieram para ficar. Agora é tempo de aproveitar o clima maravilhoso do Algarve, usufruir da animação noturna das cidades, ao mesmo tempo que fica a conhecer as tradições e costumes locais através dos inúmeros espetáculos que lhe dão a conhecer as cores garridas dos nossos ranchos folclóricos, o ritmo alegre e acelerado do corridinho, os sons do acordeão, bem como os diferentes géneros musicais que têm para lhe oferecer os grupos da região.

Em Albufeira, o Largo Eng.º Duarte Pacheco transforma-se no principal palco da cidade. Todas as quartas-feiras, a partir das 21h30, visitantes e turistas têm um programa diversificado de espetáculos que se prolonga até ao mês de setembro.

Neste mês de julho são várias as associações que prometem encantar nas noites de quarta-feira.
No dia 2 de julho, foram dois os grupos que pisaram o palco. O espetáculo abriu com a Academia D. C. Praia da Falésia que apresentou dança Freestyle, Hip-Hop e Zumba. A associação estreou-se na dança no ano de 2007 e desde então têm apostado na formação, sendo que atualmente têm cerca de 20 praticantes distribuídos por três grupos: Minis, Kids Dance e ADC Pop Stars.

A seguir foi a vez da Associação SOUL mostrar os seus dotes artísticos. Iniciou a sua atividade em 2003 e ao longo destes anos tem participado em vários campeonatos internacionais de Hip-Hop com excelentes resultados. A Academia leciona as modalidades de Hip-Hop, Dança Contemporânea e Street Jazz.

FC Ferreiras com Danças de Salão, Latino-Americanas e Clássicas Modernas
Já nesta semana, no dia 9 foi o Futebol Clube de Ferreiras a fazer as honras da casa com Danças de Salão, Latino-Americanas e Clássicas Modernas (ver fotos). Criado em 1999, o grupo já tem vários praticantes federados, tendo recentemente, em 2013, formado a classe de Danças Orientais.

FC Ferreiras com Danças de Salão, Latino-Americanas e Clássicas Modernas
A 16 de julho sobe ao palco o Rancho Folclórico Amigos de Ferreiras que com os seus trajes tradicionais que simbolizam o que o Algarve tem de melhor, do azul do mar ao branco das amendoeiras em flor, prometem animar e mostrar a essência da etnografia da região. O grupo é composto por 50 elementos, entre crianças, jovens e adultos.


A fechar o mês, no dia 30, a Juventude Desportiva das Fontainhas vai mostrar o que fazem de melhor através de vários estilos de danças, nomeadamente as danças latinas, dança de salão, africanas e Zumba Fitness. O grupo foi formado em 2011 e para além das aulas regulares promove vários workshops e tem participado em vários espetáculos.