segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ALBUFEIRA | Tiago Maio e Christophe Ebongue (Bonga) vencem V Etapa do Campeonato Nacional de Futevólei



Depois de uma brilhante vitória na última etapa em Santa Luzia (Tavira), a jovem e sempre espectacular dupla poveira constituída por Tiago Maio e Christophe Ebongue (Bonga) voltou a bater a concorrência este fim‐de‐semana (11 e 12 de Agosto) na Praia dos Pescadores, em Albufeira.


Foram 17 as equipas, nomeadamente 34 atletas, que evoluíram ao longo dos dois dias de prova no magnífico areal, já habituado aos maiores e melhores eventos nacionais e mundiais da modalidade, e que contou com a participação de algumas das principais duplas e valores nacionais da modalidade, com proveniência do norte, centro e sul do país, sendo de realçar mais uma vez, a participação de várias jovens duplas locais, a evidenciarem‐se já em bom plano técnico e competitivo.


O evento teve o seu início ao abrir da tarde de Sábado (11 de Agosto), num sistema competitivo de dupla eliminatória, com as equipas a evoluírem até ao início da noite, num total de 21 jogos que acabariam por revelar as primeiras 7 equipas finalistas, ficando um jogo desta fase adiado para o 2.º dia de prova por falta de iluminação natural, e consequentemente a última vaga de acesso.

No segundo dia da etapa, domingo, 11 de Agosto, o recomeço deu‐se cerca das 15h00, com o último jogo da primeira fase a revelar qual a 8.ª equipa que iria continuar em prova. Conhecidos os 8 finalistas, a etapa prosseguiu com 10 jogos em agenda até chegar à grande e ambicionada Final.

Já praticamente só com as duplas mais cotadas e favoritas em prova, assistiram‐se a constantes momentos de grande qualidade e recorte técnico que iam empolgando não só os grandes aficionados na modalidade como também um numeroso público anónimo que não conseguia ficar indiferente ao que ia assistindo na sua praia de eleição.

Chegados às Meias‐finais, dois duelos bastante interessantes entre compatriotas, no primeiro jogo das meias entre equipas do norte, Tiago Maio e Christophe Ebongue (Bonga) tiveram de suar bastante para baterem a experiente dupla constituída pelos conhecidos Luciano Espindola (Tuy) e Rafa Kerr, vencendo por 9x15, 15x3 e 12x10. No outro jogo que iria revelar o 2.º finalista, entre albufeirenses, Bruno Xavier e Alexandre Oliveira (Xande) só na negra conseguiram carimbar o passaporte para a final, batendo Carlos Baptista (Calita) e Miguel Pita em 3 sets com os parciais 14x16, 15x5 e 12x6.

Com o grande momento da tarde a pairar no horizonte, havia que encontrar quem chegaria ao derradeiro e honroso lugar do pódio, e num jogo sem grande intensidade, a vitória acabou por sorrir à dupla Carlos Baptista (Calita)/Miguel Pita por esclarecedores 21x9, frente a Luciano Espindola (Tuy)/Rafa Kerr.

Em clima de festa e de grande animação, com um numeroso público a ocupar todos os espaços disponíveis em redor do recinto de jogo, chegou‐se à discussão da grande Final da etapa, de um lado Tiago Maio/Christophe Ebongue (Bonga) do outro Bruno Xavier/Alexandre Oliveira (Xande). Embora tenham sido necessários apenas 2 sets para encontrar os grandes vencedores, foi um jogo verdadeiramente repleto de emoções, principalmente no primeiro set, que empolgou o muito público presente que ia dividindo‐se entretanto no apoio às equipas. Conseguindo impor o seu jogo e através de uma maior consistência e eficácia nas suas acções, Tiago Maio e Bonga chegaram à merecida vitória pelos parciais 22x20 e 18x14, saindo assim como os grandes vitoriosos desta 5ª etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2012.

Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei o evento teve como principais entidades apoiantes, Gelados Kalise, Benecar, Município de Albufeira, jornal A Bola, Restaurante Cabana Fresca, Bloopers Feestcafé.
Texto: Federação Portuguesa de Futevólei
Fotos: Al-Fachar