segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ALBUFEIRA | Dia do Município


Dia 20 de agosto, Albufeira comemora o seu feriado municipal, data que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I. É um dia que se reveste de enorme peso institucional, uma homenagem à história e tradições da cidade.

Embora não venha mencionado na Agenda Municipal, como já aqui avançámos antes, sempre vai haver comemorações do Dia do Município, como também já aqui havíamos avançado em primeiríssima mão.

Assim, no próximo dia 20 de agosto, as comemorações começam, como habitualmente, com o Hastear da Bandeira, em frente ao edifício dos Paços do Concelho com a presença dos membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes de entidades militares, civis e religiosas, com toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. A Cerimónia conta, também, com a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da Fanfarra que, de seguida, fará um desfile pelas principais ruas da cidade.

Pelas 10h30, tem lugar a inauguração do HPP – Hospital de Albufeira, na zona de Montechoro, que, apenas neste dia e até às 12h30, tem a porta aberta para toda a população que queira visitar as instalações daquela unidade de saúde.
HPP Hospital de Albufeira já a laborar em pleno
Mais tarde, às 12h30, vai ser inaugurado o novo Balcão de Atendimento de Albufeira do Centro de Emprego, a funcionar na Urbanização Habijovem, na Quinta da Palmeira. O espaço do novo Posto de Atendimento foi uma cedência da Câmara Municipal de Albufeira ao IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, com o objetivo de proporcionar melhores condições de atendimento aos utentes do concelho.

Numa altura em que o país está a atravessar graves dificuldades económicas, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, não quis deixar de assinalar a data carregada de simbolismo histórico, mas optou por “um programa simples, sem recorrer a qualquer investimento, mas que coloca o enfoque das comemorações no melhoramento de um serviço que irá contribuir para combater o elevado nível de desemprego existente na região”. Por outro lado, o Autarca quis valorizar a inauguração das instalações do HPP – Hospital de Albufeira, incluindo o evento no programa de comemorações oficial, por considerar que se trata de “uma mais-valia para um município turístico dispor de mais uma unidade de saúde, ainda que privada, quando o hospital de Faro, na zona de influência de Albufeira está a mais de 45 minutos de distância, situação que é bastante agravada durante os meses de verão”.

No próximo dia 20, participe nas Comemorações do Dia do Município!