quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Floresta e da Árvore comemorado no Parque da Alfarrobeira



O município de Albufeira organizou um programa diversificado de atividades para comemorar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore. Hoje, 21 de março, 1.º dia da Primavera, o Parque Urbano da Alfarrobeira, atualmente com o estatuto de “pulmão verde da cidade”, recebeu aproximadamente 400 crianças dos Jardins-de-infância, Escolas do primeiro ciclo e ATL do Concelho, acompanhadas dos respetivos professores e educadores que aceitaram o repto da Autarquia para participar nas Comemorações. O programa começou às 9h30 com a receção dos participantes, seguida da sessão de boas-vindas. Pouco depois das 10h00, foi tempo “lançar as mãos à terra” para plantar 25 oliveiras que contribuem assim para aumentar o número de espécies mediterrâneas do Parque. Seguiu-se uma sessão de leitura baseada no texto “A Lenda das Amendoeiras em Flor”. Toda esta atividade e o ar puro do Parque da Alfarrobeira abriram o apetite dos participantes que, pelas 10h50, fizeram um pequeno intervalo para o lanche da manhã, neste dia de forma mais divertida porque fizeram um picnic no Parque. Depois de relaxar, crianças e adultos participaram no “GymRespira”, um momento desportivo que consistiu numa sessão de alongamentos durante aproximadamente 20 minutos com vista a incutir hábitos de vida saudáveis, nomeadamente a prática de exercício físico ao ar livre em contato com a natureza. A iniciativa prosseguiu com a observação da Flora, da Fauna e dos equipamentos lúdicos do Parque.


José Sequeira, vereador responsável pelos Espaços Verdes e Ambiente, diz que escolheu o Parque Urbano da Alfarrobeira para realizar o programa de Comemorações do Dia Mundial da Floresta e da Árvore por se tratar de um local com grande variedade de espécies de flora, nomeadamente a Palmeira Anã, Oliveiras, Amendoeiras, Alfarrobeiras, Ciprestes, Loendros, Rosmaninho, Alecrim e Alfazema, bem como por se localizar numa zona rodeada por escolas e vários equipamentos desportivos: Estádio, Pista de Atletismo, Pavilhão e Piscinas Municipais, Campo de Piso Sintético e Parque de Skate, o que facilita em termos de público-alvo a atingir com esta ação de sensibilização. O autarca refere que "a iniciativa tem por objetivo principal promover e divulgar os espaços verdes existentes no concelho, nomeadamente o Parque da Alfarrobeira. Paralelamente, pretende-se chamar a atenção de todos para a importância de cuidar destes espaços imprescindíveis para a qualidade de vida das populações, quer no que respeita a possibilitar o convívio de diferentes gerações quer pelas suas enormes potencialidades a nível desportivo, cultural e ambiental".

Com uma área de 25.000m2, o Parque da Alfarrobeira é um agradável espaço de lazer e convívio, equipado com um parque infantil que inclui inúmeras diversões para crianças dos 2 aos 14 anos. É atravessado por um circuito ciclável de boa acessibilidade e uma rede de caminhos pedonais que servem os diferentes espaços do parque e respetivos acessos periféricos. Desde a sua inauguração em 2008 já foram reforçadas várias espécies, essencialmente oliveiras e alfarrobeiras, algumas delas provenientes de locais sujeitos a obras.

Texto: CMA/Al-Fachar

Fotos: Al-Fachar