quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

AGE debateu Agricultura e Desenvolvimento Rural em Paderne


Na passada segunda-feira, dia 10 de dezembro, decorreu em Paderne o seminário “Agricultura e Desenvolvimento Rural/Oportunidades de Financiamento”, uma iniciativa do Gabinete de Empreendedorismo (AGE) em parceria com o Grupo Crédito Agrícola que contou com mais de 80 participantes.


António Covas, professor da UAlg e especialista em desenvolvimento rural, falou sobre as relações entre produtor e consumidor e os desafios que se colocam no âmbito das novas formas de comercialização dos produtos agrícolas. Refira-se que António Covas tem inúmeras publicações editadas sobre desenvolvimento rural em Portugal, entre as quais a sua mais recente obra “A Caminho da 2ª Ruralidade, uma introdução à temática dos sistemas territoriais”, editada no princípio do mês de dezembro, e que retrata muitas das reflexões que lançou durante o seminário. António Baião da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFRAGI) trouxe o tema da Política Agrícola Comum tendo-se referido ao período de Programação Financeira 2014-2020 como uma incógnita, quer no que respeita aos apoios quer à formação, situação ainda mais problemática se considerarmos a região onde estamos inseridos. Júlio Cabrita, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, entidade que a nível regional gere o PRODER, e Luís Ferreira, da Associação In Loco e coordenador do Grupo de Ação Local do Algarve Central Interior, organismo responsável pela gestão do Subprograma 3 do PRODER, deram a conhecer aquela que é considerada a principal linha de apoio à agricultura e à promoção do desenvolvimento rural. De salientar que a Associação In Loco dispõe de um conjunto de animadores locais que acompanham os promotores públicos e privados na formalização de pedidos de financiamento, todas as terças-feiras de manhã, na sede da Junta de Freguesia de Paderne.

David Alves, o responsável pelos balcões de Albufeira e Paderne do Crédito Agrícola, um dos principais grupos bancários portugueses com uma linha de apoio especial para promotores agrícolas com projetos financiados pelo PRODER, esclareceu os participantes sobre os meandros deste tipo de financiamento. Refira-se que também João Saúde, Presidente do Conselho de Administração do Crédito Agrícola, fez questão de apoiar o evento através da sua presença na sessão de abertura.

Paulo Dias, vereador com o pelouro do Empreendedorismo, esteve a moderar o seminário, que para além do elevado número de participantes contou no período de debate com quatro rondas de questões, o que confirma o interesse de agricultores e promotores agrícolas pelos temas em discussão.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, congratulou-se com a iniciativa e referiu que as medidas de incentivo no âmbito do PRODER e da linha de Crédito ao Investimento do Grupo Crédito Agrícola contribuem eficazmente para a dinamização do tecido económico de Albufeira, especificamente no que diz respeito ao desenvolvimento do meio rural e das áreas de baixa densidade do concelho. O autarca disse “que estas questões são tão importantes para a Autarquia que na sequência da recente alteração orgânica foi criado o pelouro da Agricultura, Caça e Assuntos do Mar, o que possibilita uma maior atenção e um olhar mais atento a estas questões”.

CM-Albufeira