sexta-feira, 27 de julho de 2012

ALBUFEIRA | “Tempos Que Passam... Recordações Que Ficam”


Exposição de fotografia na Galeria de Arte Pintor Samora Barros

Até 30 de julho, Vítor Sousa volta a divulgar o seu espólio fotográfico na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, por onde o Al-Fachar passou ontem.

Nesta sua terceira exposição, são mostradas entre 10 a 15 novas fotografias da cidade de Albufeira, que pertencem à coleção particular do autor. Vitor Sousa promete surpreender os visitantes com algumas novidades. O fotojornalista exibe uma fotografia impressa numa barra de chocolate e distribuiu carteiras de fósforos com a impressão de algumas imagens, no primeiro dia da exposição, 7 de julho.

Vitor Sousa nasceu em Albufeira, em 1932. Desde muito cedo, começou a interessar-se pela fotografia e em 1957 ganha o 1º prémio de “Arte Fotográfica”, exposição promovida e organizada pela Comissão de Turismo de Albufeira.

O fotógrafo tornou-se correspondente do Diário de Lisboa com a publicação de uma reportagem e de imagens que testemunharam as cheias que assolaram Albufeira em 1948. A partir desse momento a sua carreira despoletou, compilando uma série fotografias das mais diferentes figuras nacionais e internacionais que passaram pela região de Albufeira. Saliente-se entre eles alguns de reconhecimento internacional como o arquitecto Óscar Niemeyer, o escritor Jorge Amado, ou o cantor Cliff Richard. Trabalhou também para o Diário de Notícias, para a Revista “Algarve Ilustrado” e para o “Associated Press”. Em 1990, ingressou como jornalista no “O Observador” e colaborou no jornal “A Avezinha” e “Voz de Loulé”.

Em 2008, Vitor Sousa lançou o livro “Tempos que passam, Recordações que ficam”, uma obra composta por mais de centena e meia de fotografias do espólio particular do primeiro correspondente do Diário de Lisboa no Algarve.

Um trabalho de fotojornalismo constituído por películas a preto e branco, entre a década de 40 e a década de 60, que compreendem 20 anos de trabalho e mais de 22 mil imagens.

A exposição “Tempos que passam, Recordações que ficam” pode ser visitada até segunda feira, dia 30, das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00. A Galeria de Arte Pintor Samora Barros, situada no Largo Eng.º Duarte Pacheco, encerra aos domingos e feriados.