sexta-feira, 20 de julho de 2012

Avião da Proteção Civil falha enchimento e amara na barragem do Roxo



Um avião da Proteção Civil amarou na Barragem do Roxo, entre os concelhos de Aljustrel e Beja. O aparelho, que participava no combate às chamas que lavram no concelho de Tavira, estava a reabastecer quando se deu o incidente.
O piloto do aparelho 'Fire Boss' foi recolhido por um helicóptero da Força Aérea e transportado para o Hospital de Beja. Uma equipa do INEM foi também chamada ao local.
Fonte do Comando Nacional da Proteção Civil disse ao JN que "o piloto encontra-se bem, estável e sem danos físicos a lamentar" e confirmou que o avião estava a ajudar no combate às chamas em Tavira quando se deu "o incidente".
"O avião não caiu. Houve um incidente quando estava a fazer o enchimento, aquilo a que chamamos scooping", disse fonte da Proteção Civil. Não foi possível apurar em que circunstâncias está o avião.
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves já foi informado sobre o sucedido. "Aguardamos informação complementar para procedermos a uma investigação no local", disse ao JN o diretor daquele gabinete, tenente-coronel Fernando Reis.
Segundo a Proteção Civil, "tratando-se de uma aeronave contratada, é natural que venha a ser substituída por outra", não afetando o combate às chamas.

Notícia: Teixeira Correia/JN