quarta-feira, 19 de junho de 2013

ALBUFEIRA | Carlos Silva e Sousa inaugurou Sede de Campanha

Mais de 300 Albufeirenses fizeram da sede de campanha, um espaço pequeno
Desidério Silva é o Mandatário de Campanha

José Carlos Rolo explicou recuperação financeira da autarquia

Apoio Social, Dinamização Económica, Qualificação Urbana, Cultura e Associativismo são prioridade








Carlos Silva e Sousa
José Carlos Rolo
 Foram mais de 300 pessoas a estar na Sede de Candidatura de Carlos Silva e Sousa, rumo às Eleições Autárquicas de 29 setembro. O candidato do PSD à presidência da autarquia e toda a sua estrutura de apoio ficaram muito agradados pela grande adesão de apoiantes, o que fez furar alguns aspetos do protocolo, com naturalidade.

Nada que impedisse os 3 intervenientes de falarem publicamente acerca das razões que fazem desta, uma candidatura de grande importância para Albufeira.

Desidério Silva foi anunciado como Mandatário da Campanha. O ex-presidente da Câmara Municipal e agora Presidente da ERTA, sublinhou o trabalho de parceria que levou a efeito com Carlos Silva e Sousa ao longo de mais de 1 década. Desidério lembrou que, com Carlos Silva e Sousa como presidente da Assembleia, foi possível concretizar um projeto de concelho virado para quem aqui reside, sem deixar de criar novos fatores de atração para os turistas. O agora Presidente da ERTA voltou a exigir do Governo uma resposta cabal à situação em que se encontram as autarquias do Algarve, nomeadamente as mais turísticas, realçando o enorme contributo que estas dão para a economia nacional e o desequilíbrio entre as receitas geradas e as respetivas transferências do Estado.

Atual Presidente da Autarquia e Vice-Presidente do PSD Albufeira, José Carlos Rolo esclareceu o atual momento da autarquia, destacando a recuperação financeira encetada nos últimos meses, apesar da conjuntura económica desfavorável. O autarca chamou a atenção para a evidência dos números, nomeadamente da redução da dívida levada a efeito, esclarecendo que a autarquia está no caminho certo para a recuperação financeira, e que esta só pode ser conseguida com quem conhece os dossiers e a realidade económico-financeira atual. José Carlos Rolo destacou ainda os inúmeros investimentos realizados em áreas como o Apoio Social, a Educação, o Desporto, os Transportes e a Mobilidade, as Acessibilidades, Águas e Saneamento ou a Promoção Turística, concluindo que o trabalho feito, o conhecimento da realidade, a experiência adquirida e a visão de futuro constituem caraterísticas associadas a este projeto político.

Por fim, Carlos Silva e Sousa agradeceu o apoio de todos os presentes e iniciou a sua intervenção apresentando-se como alguém que se quer colocar ao serviço de Albufeira e dos Albufeirenses. “Albufeirenses são todos aqueles que amam Albufeira” referiu. Fazendo também um esclarecimento relativamente à atual situação da autarquia, o candidato referenciou a queda vertiginosa de receitas dos últimos anos – cerca de 60 milhões de euros – sublinhando o esforço feito pelo atual executivo na recuperação financeira da autarquia.

Carlos Silva e Sousa apontou caminhos para o futuro. Falou da importância da Juventude e da implementação do Conselho da Juventude, motivador da desejável participação ativa dos jovens e das suas ideias na vida político- administrativa do concelho; sublinhou a necessidade de reforçar um trabalho de parceria com os agentes económicos para criar mais riqueza e mais emprego; frisou a necessidade de planeamento, clareza e rapidez de procedimentos administrativos como formas de atração de investimento; manifestou como prioritário apoiar os mais desfavorecidos através de um trabalho em parceria com a sociedade civil, nomeadamente as IPSS, para que Albufeira seja um concelho humanista e inclusivo; vincou também, a necessidade de tornar o concelho “mais bonito, mais acessível e mais próximo das necessidades atuais das pessoas”, elegendo a qualificação e reabilitação urbana como caminhos de futuro.

 O ainda Presidente da Assembleia Municipal falou também da importância da cultura, da promoção da nossa identidade e do nosso Património material e imaterial, valorizando a herança e promovendo a criatividade, alcançando maior patamar de desenvolvimento, unindo pessoas dos mais variados quadrantes designadamente, das letras, a empresários, artistas, associações, do mar e do campo, num caminho comum de progresso e desenvolvimento.

O candidato do PSD à Câmara de Albufeira deixou ainda uma palavra aos funcionários da autarquia, referindo que quer trabalhar com gente motivada, que se sinta bem no seu trabalho ao serviço das pessoas. Abordou ainda a importância do combate à sazonalidade do Turismo, através da promoção valorização e divulgação da qualidade e diversidade do que temos, desde a diversidade da nossa natureza do mar ao campo, à simpatia do nosso povo e à qualidade dos nossos serviços.

Carlos Silva e Sousa salientou ter uma visão moderna da ação político-administrativa, olhando-a não como o exercício de um poder, mas sim como um serviço à população, de uma forma integrada entre a necessidade de agir e de interpretação permanente da vontade popular. No final da sua intervenção, Carlos Silva e Sousa mostrou-se disponível para contar “com todos”, independentemente das suas convicções, para juntos Ganharmos o Futuro.