quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ALBUFEIRA | Fim de Ano com Richie Campbell, Star Parade e Paderne Medieval

O Município volta a apostar num programa diversificado para celebrar a entrada em 2014. O Fim de Ano de Albufeira promete agitar o concelho, numa semana recheada de atividades para toda a família. Conheça o cartaz do evento, apresentado esta manhã num dos locais mais emblemáticos da cidade: o Cais Herculano.


No final da manhã de hoje, 14 de novembro, a Autarquia de Albufeira apresentou publicamente o programa para a Passagem de Ano que se aproxima.

Paulo Dias, chefe de gabinete da presidência do Município e programador do evento, deu a conhecer o alinhamento que contará com espetáculos para todos os gostos, muita cor e animação em diversos locais do concelho. Para além do regresso de Paderne Medieval, a entrada em 2014 volta a ser celebrada na zona da Oura e na Praia dos Pescadores. “Pretendemos reforçar o que foi feito no ano passado, trazendo a Albufeira o artista nacional do momento que protagonizará o tradicional concerto à beira-mar na Praça dos Pescadores. O programa irá também estender-se à zona da Oura e à freguesia de Paderne, de forma a criar uma semana com atividades diversas para toda a família e em diferentes pontos do concelho”, destacou Paulo Dias.

Mas a programação de Fim de Ano tem início já no próximo dia 28 de dezembro, com o regresso do Paderne Medieval. Até 1 de janeiro, a aldeia de Paderne vai recuar no tempo e deixar-se invadir pelas histórias, artes e ofícios de antigamente. Durante cinco dias será possível assistir a desfiles, torneios, exibições, mercado medieval, atuações musicais e muitos outros momentos históricos.

Na noite de 31 de dezembro, o palco da Praia dos Pescadores vai receber o tão aguardado concerto junto ao mar, com mais uma grande referência do panorama musical a marcar os últimos minutos de 2013 e os primeiros de 2014. A despedida do ano velho será feita pela voz de Richie Campbell, que se prepara para pôr a plateia a dançar ao som de Reggae. Neste espetáculo, o artista e a 911 Band vão apresentar-se com uma formação única e no alinhamento irão certamente constar temas como "That’s How We Roll", "Love Is An Addiction", "Get With You", "Whataday" ou o mais recente êxito “That’s How We Roll” gravado na Jamaica. Richie está a preparar uma produção especial para este concerto incluindo alguns convidados, a anunciar em breve.

Mas a música começa logo pelas 22h00, com a atuação de DJ China feat. Kat Blu. O DJ algarvio junta-se à cantora norte-americana para interpretarem alguns dos temas que integram o projeto Soul Therapy, do qual ambos fazem parte. A tocar desde 1988, China é uma das referências do djing a sul do país, tendo passado por alguns do míticos espaços noturnos que tornaram o Algarve reconhecido nacional e internacionalmente. Já Kat Blu canta e compõe desde 1997, ano em que começa a atuar como vocalista pela Ásia, Europa e Estados Unidos. Nas apresentações ao vivo, a artista combina engenhosamente dinâmicos vocais de soulful com os atuais hits da música pop, classic rock e jazz.Com atuação prometida entre as 22h00 e nas 23h00, o DJ e a cantora preparam-se para surpreender o público da Praça dos Pescadores com notas de house, funky e techno.

Às doze badaladas, a zona da Oura também será iluminada por um espetáculo de fogo-de-artifício, que marca o início de 2014. A Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, nas Areias de São João, será animada por dezenas de artistas de rua que irão desfilar tanto nas ruas como nos estabelecimentos aderentes. Este ano, a Star Parade tem como tema principal “O Circo”, deixando antever um espetáculo de artes circenses recheado de acrobacias, malabarismos, performances com fogo e muitas surpresas.

O Fim de Ano de Albufeira resulta de uma parceria entre Câmara Municipal e Agência de Promoção de Albufeira (APAL), com o apoio da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), da Associação de Empresários da Av. Sá Carneiro – Areias de S. João, e de diversos empresários locais.
Durante a cerimónia de apresentação do evento, o presidente da Autarquia de Albufeira enalteceu “o espírito de cooperação entre os empresários do concelho que, mais uma vez, se juntaram para abraçar esta causa que é de todos os albufeirenses”. Carlos Silva e Sousa relembrou que o Fim de Ano é um evento de grande importância para Albufeira, que projeta o concelho e representa uma marca de combate à sazonalidade, dando um novo fôlego aos empresários locais que vivem sobretudo do turismo: “O Município irá colaborar em tudo o que lhe é devido para garantir que quem escolhe Albufeira para celebrar a sua Passagem de Ano possa divertir-se, sentir-se seguro e fique com vontade de cá voltar”, referiu.

O presidente da APAL também realçou a importância do evento que “é uma marca nacional ao nível do turismo e que, na época difícil em que vivemos, surge como uma alavanca para tornar a atividade mais dinâmica e oferecer a quem nos visita um programa diverso e de notoriedade nacional”. José Lourenço dos Santos reafirmou o empenho e esforço manifestado pelos sócios da APAL na realização do Fim de Ano de Albufeira, demonstrando “que estão disponíveis para continuar a apoiar a causa e a lutar para que o concelho seja uma marca turística nacional e internacional, quer de verão, quer de inverno”.

O concerto terá início às 23h00 e apenas será interrompido para que os artistas e o público façam em conjunto a contagem decrescente para 2014, em Albufeira, acompanhados pela sessão de fogo de artifício que marca a entrada no novo ano.

PROGRAMA
28 Dezembro a 01 Janeiro
Paderne Medieval
31 Dezembro
Praia dos Pescadores
22h00 | DJ China feat Kat Blu
23h00 | Richie Campbell
00h00 | Fogo de Artifício
00h05 | Richie Campbell
00h30 | Fim
Oura
00h00 | Fogo de Artifício
00h05 | Star Parade
02h00 | Fim