segunda-feira, 11 de novembro de 2013

LOULÉ | Descarga ilegal de lixo em ribeira

Material de obras e jardinagem, além de documentos, foi largado junto ao curso de água. Moradores temem que chuvadas espalhem tudo.
Descarga ilegal de lixo junto à ribeira do Carcavai deixou preocupados os moradores da zona 
Uma descarga ilegal de entulho junto à ribeira de Carcavai, perto da praia do Trafal, entre Almancil e Quarteira, está a indignar os moradores. Temem que a chegada das chuvas intensas possa vir a causar um problema ambiental sério naquela zona.
“Cinco ou seis homens vieram cá várias vezes, em dias diferentes, com uma carrinha branca não identificada e descarregaram o entulho com pás”, contou ao CM um morador da zona, que preferiu não ser identificado.
A descarga, segundo este popular, “ocorreu há algumas semanas”. De então para cá, nada foi feito para limpar a ribeira.
O lixo, que inclui material de obras e jardinagem e ainda documentação de uma unidade hoteleira da zona, foi depositado na margem da ribeira de Carcavai, que agora ainda corre com pouco caudal.
No entanto, os moradores da zona temem que o inverno traga problemas mais graves, pois a ribeira costuma transbordar, o que espalhará o lixo pelos terrenos.
A Câmara Municipal de Loulé acabou por ser informada do sucedido quando foi contactada pelo CM. “Não tínhamos conhecimento mas fomos verificar ao local e fazer um levantamento do que aconteceu”, explicou fonte da autarquia. A mesma fonte admite que “já anteriormente foram registadas situações idênticas na zona”.
O município promete fazer um relatório para “aferir das responsabilidades”.
Fonte: Pedro F. Guerreiro / Correio da Manhã