quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ALGARVE | GNR detém 6 traficantes e apreende material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Faro desencadeou no dia 12 de novembro, terça-feira, uma operação de combate à criminalidade, consubstanciada no cumprimento de 6 mandados de busca domiciliária e de 2 mandados de busca a veículos automóveis.


A operação, que surgiu no seguimento de uma investigação relativa ao crime de tráfico de estupefacientes, corria trâmites naquele Núcleo há cerca de cinco meses e visou residências em Tunes, Almancil, Loulé e São Brás de Alportel, tendo culminado com a detenção de seis cidadãos, quatro homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 25 e os 58 anos de idade, indiciados pelo crime de tráfico de estupefacientes.


Os ora detidos efetuavam venda de produto estupefaciente diretamente a consumidores, deslocando-se a vários concelhos da região algarvia, nomeadamente S. B. Alportel, Faro, Loulé, Albufeira e Silves, sendo que o principal alvo da investigação trocava de residência com frequência.
No total da operação foi apreendida heroína suficiente para 9.075 doses individuais e cocaína suficiente para 117 doses individuais, para além de 31 embalagens de produto corte, 10,4 gramas de produto indeterminado, 39 frascos de metadona, sementes de cannabis saltiva e diversos recortes de plástico para acondicionamento do produto estupefaciente.

Entre o material apreendido encontram-se ainda 2 balanças de precisão, 1 televisor LCD, 20 telemóveis, 12 armas brancas, 58 munições de diversos calibres, 1 caixa de acondicionamento de granadas, 309 Euros em moeda do BCE e os 2 veículos automóveis alvo de busca.

No decorrer da operação foi ainda constituído arguido um cidadão português de 43 anos de idade e inquiridos onze consumidores que efetuaram transações diretamente com os detidos.

A operação contou com a colaboração de militares de Destacamento de Intervenção de Faro, tendo sido ainda empenhados dois binómios de deteção de estupefacientes.


Os ora detidos, parte com antecedentes criminais pelo crime de tráfico de estupefacientes, estão a ser presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Faro, para aplicação das medidas de coação achadas por convenientes.