segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Albufeira vive “Dezembro Mágico” | Gala de Natal da LUEL – Arte em Movimento

Albufeira está a comemorar a quadra natalícia com um vasto leque de atividades lúdicas, culturais e desportivas pensadas para toda a família. O programa “Dezembro Mágico” é organizado pelo Município em parceria com o movimento associativo do concelho.


A época natalícia chegou, trazendo consigo o espírito festivo e solidário alusivo à quadra. Um período dedicado à família, em que refletimos e celebramos com os que nos são mais queridos.
A Câmara de Albufeira promove um conjunto de atividades que brinda esta quadra com momentos inesquecíveis. A primeira iniciativa do programa “Dezembro Mágico” teve início no primeiro fim de semana de dezembro e voltou a repetir-se no último fim de semana. Tratou-se do Mercado de Natal (ver reportagem neste blogue) que reuniu no Espaço Multiusos de Albufeira cerca de 64 artesãos, produtores e associações locais que aí venderam os mais variados artigos e integraram um programa de animação com atuações diárias a cargo dos clubes e das associações.


No sábado, 7 de dezembro, a LUEL – Arte em Movimento voltou a realizar a sua Gala de Natal no Pavilhão Desportivo de Albufeira. Pelo palco passaram atletas dos 3 aos 60 anos, realizando performances nas modalidades de Danças de Salão, Ginástica Acrobática, Ginástica Rítmica e Hip-hop.











Já no dia 14, será a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve a ocupar o Espaço Multiusos da cidade com o evento “MusicFest”, uma Festa de Solidariedade que visa ajudar as pessoas com deficiência ou em situação de desfavorecimento social. Ben & The Pirates, Saída de Emergência, Môce dum Cabréste, Blast the Mask e Sam Alone constituem o cartaz convidado a atuar e sensibilizar os mais jovens para esta causa.

O “Dezembro Mágico” continua no dia 15, com uma atividade desportiva que já integra o calendário festivo da Autarquia. Cerca de 800 participantes vestidos com as cores do Natal prometem colorir as ruas da cidade, num programa que conjuga a Corrida e a Caminhada do Pai Natal. O desafio é de 4 Km para os que pretendem participar apenas pelo convívio e 9 Km para quem está em excelente condição física. O ponto de encontro está agendado para as 9h00 no Mercado dos Caliços.

Ainda no dia 15 de dezembro, a Associação Bússola da Aventura vai realizar o “2.º Passeio TT Solidário” ao longo de 60 Km entre os concelhos de Albufeira e Loulé. A iniciativa tem por objetivo promover a recolha de roupas, alimentos e brinquedos para a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. A concentração está marcada para as 8h00, no parque de estacionamento em frente à Câmara Municipal de Albufeira, com destino a Alte.

A FUETE – Academia de Dança de Albufeira também irá realizar uma Gala de Natal, no dia 18 de dezembro, pelas 21h00, no Auditório Municipal. “Natal sem Fronteiras” é um espetáculo que apresenta o espírito solidário da quadra através da expressão corporal.

Da dança passamos à música com a Gala de Natal do Conservatório de Albufeira. Os alunos das várias classes musicais – violino, guitarra, acordeão, piano e canto – irão interpretar temas alusivos ao Natal, demonstrando ao público o que têm vindo a aprender no decurso das aulas. O evento terá lugar no Auditório Municipal, às 21h00.

E depois de um programa de Fim de Ano com atividades para todos os gostos em vários locais do concelho, o novo ano terá início com os tradicionais Cantares de Janeiras, que percorrem o concelho. Diversas associações locais voltam a deslocar-se ao Auditório Municipal para interpretarem temas típicos de Natal e desejarem votos de prosperidade para o ano de 2014. Os Cantares de Janeiras vão decorrer no dia 4 de janeiro, a partir das 15h00.

“O Dezembro Mágico é uma iniciativa de complementaridade entre a Câmara Municipal de Albufeira e as associações e clubes locais com o objetivo de envolver a massa associativa do concelho nas celebrações desta época festiva e proporcionar a residentes e visitantes um programa diversificado, que inclui eventos de cariz solidário, desportivo e cultural”, destacou Carlos Silva e Sousa, presidente da Autarquia albufeirense.

PROGRAMA DEZEMBRO MÁGICO

6, 7 e 8 Dezembro | 15h00
Mercado de Natal | EMA

7 Dezembro | 20h00
Gala de Natal da LUEL – Arte em Movimento | Pavilhão Desportivo de Albufeira

14 Dezembro | 19h00
APEXA Musicfest – Especial de Natal | EMA

15 Dezembro | 09h00
Caminhada do Pai Natal | Mercado dos Caliços

15 Dezembro | 08h00
Passeio TT Solidário – Associação Bússola da Aventura | Parque de estacionamento em frente à Câmara Municipal

18 Dezembro | 21h00
Gala de Natal da FUETE – Associação de Dança de Albufeira | Auditório Municipal

19 Dezembro | 21h00
Gala de Natal do Conservatório de Albufeira | Auditório Municipal

4 Janeiro | 15h00
Cantares de Janeiras | Auditório Municipal


Fotos Alfachar