segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

QUARTEIRA | Festa única da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição (com 40 fotos)

Neste fim de semana, dias 7 e 8 de dezembro, a cidade de Quarteira celebrou a sua mais importante festividade religiosa – a Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade piscatória quarteirense, de Quarteira e de Portugal.


Assim, no primeiro dia das comemorações, sábado à noite, realizou-se a procissão de velas que levou a imagem da Santa Protetora da Igreja de Nossa Senhora da Conceição até à Igreja de São Pedro do Mar.


Ontem, domingo, dia 8, dia principal das comemorações, realizou-se a alvorada pela manhã e, à tarde, a partir das 14h00, a celebração da eucaristia na Igreja de S. Pedro do Mar.


A procissão que levou a imagem pela marginal de Quarteira até ao Porto de Abrigo teve início às 15h00, sob um clima maravilhosamente primaverial e no cenário fantástico do calçadão de Quarteira, percorrendo toda a marginal até ao Porto de Pesca, emoldurada por uma imensa multidão.


Paralelamente, pelo mar, os pescadores acompanharam a procissão nas suas embarcações engalanadas e com a imagem mais pequena e mais antiga, de madeira, encontrada nas redes de um pescador há cerca de dois séculos atrás. Aliás, este é, tradicionalmente, um dos pontos altos desta festa, a viagem de barco da imagem antiga da Padroeira, acompanhada pela crença de muitos fiéis que aqui se deslocam, especialmente pelos pescadores que com as suas embarcações demonstram toda a devoção e afeto pela sua protetora.


À entrada do Porto de Pesca, ocorreu o encontro das duas imagens, entrando então no Porto de Pesca, com a saudação à Nossa Senhora e bênção do mar e embarcações pelo pároco de Quarteira, padre Elísio Dias.


A pequena imagem antiga foi então transportada para a sua pequena capela, propositadamente construída para ela, à saída do Porto de Pesca de Quarteira, onde foi saudada pelas embarcações entretanto concentradas no anteporto.


Para além das comemorações religiosas, a animação e o convívio complementaram os festejos. À noite, teve lugar a venda de ramos e leilão de ofertas e, depois, um espetáculo de variedades com a atuação do Grupo Folclórico de Faro junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A Festa terminou com o tradicional fogo-de-artifício.


Este evento é uma organização da Paróquia de Quarteira e da Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.


Sobre a festa de Nossa Senhora da Conceição
A Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição é uma tradição com raízes culturais antigas, já que a imagem antiga foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos, e que está profundamente integrada na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses.
Nesta festa anual, para além das novenas e de outras celebrações religiosas, destaca-se o desfile das embarcações de pesca engalanadas que acompanham a procissão religiosa, seguido da Bênção do Mar que, desde o ano de 2000, é efetuada no novo Porto de Pesca de Quarteira, onde foi erigida uma pequena capela para acolher a imagem antiga da Santa.
Reza a curta história desta capela, inaugurada no ano 2000, que recebe os pescadores no seu regresso do mar que, no mesmo ano em que foi erigida, protegeu as embarcações de um violento temporal que se abateu na costa do Algarve, apesar dos estragos materiais provocados.
A Festa da Nossa Senhora da Conceição tornou-se, com o passar dos anos, não só uma importante manifestação religiosa mas também uma atração para muitos visitantes nacionais e estrangeiros que marcam presença neste feriado nacional na cidade de Quarteira. Este ano não foi exceção.

Fonte: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve com CML

Fotos: Alfachar