Após Desidério Jorge da Silva ter assumido funções como
Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, no passado dia 2 de
Novembro, veio solicitar a suspensão dos cargos que desempenhava, tanto na
Autarquia de Albufeira, como na Presidência da APAL - Agência de Promoção de
Albufeira, devido à incompatibilidade do seu novo cargo naquela entidade, com
as funções que anteriormente desempenhava.
Assim, e conforme determinam os estatutos da APAL, foi
designado o Vice-Presidente José Lourenço dos Santos, Administrador do Grupo
Luna Hotéis & Resorts, para assumir as funções de Presidente de Direcção da
APAL, e António Xavier Braz Vieira Xufre, empresário e gerente de vários bares
e espaços de animação em Albufeira, que passou de Vogal Suplente, a Vice –
Presidente na Direcção da Associação.
Os restantes membros da Direcção da APAL e Corpos Sociais
mantêm-se.
Para o recém indigitado Presidente da APAL, José Lourenço
dos Santos, o assumir a presidência da Direcção da APAL, é no contexto actual,
um grande desafio, atendendo às dificuldades que o País e a Região enfrentam, nomeadamente
na obtenção dos recursos necessários para desenvolver as acções de promoção que
se consideram necessárias para a sustentabilidade e desenvolvimento turístico do
Concelho de Albufeira.
José Lourenço dos Santos “pretende em colaboração com os
restantes membros da Direcção e Corpos Sociais, dar continuidade ao trabalho de
promoção turística que a APAL tem vindo a realizado desde 2004, ano em que esta
Associação foi criada por Desidério Jorge da Silva e restantes Sócios-Fundadores”. Palavras proferidas por este, na última Assembleia Geral, realizada no passado
dia 27 de Dezembro.
A pretensão da APAL no imediato, é de dar seguimento ao
projecto e estratégias definidas, trabalhando cada vez mais em estreita
parceria e colaboração com as demais entidades da região, e assim unir esforços
que resultem na obtenção de sinergias, nas mais diversas escalas de actuação:
local, regional e nacional.
O Plano de Actividades proposto para 2013, foi aprovado na
última Assembleia-Geral, e tem
como linhas orientadoras, uma maior agressividade promocional focada em segmentos
de mercado relevantes para o produto turístico sol e mar, assim como para o
esbatimento da sazonalidade, como é o caso do turismo sénior que produz estadas
de maior duração, especialmente durante a época média e baixa.
O ano de 2013
vai ser um grande desafio para todos, mas acreditamos que, com uma estratégia
promocional bem desenvolvida e alinhada com as diferentes entidades que têm
responsabilidades no sector do turismo e nas diferentes escalas de actuação,
juntos iremos ultrapassar essas mesmas dificuldades.
A
flexibilização do plano de marketing e as parcerias realizadas com as diversas
instituições, como é caso do Município de Albufeira - nosso principal parceiro –
a Associação Turismo do Algarve, o Turismo de Portugal e ainda, a realização de
várias acções conjuntas com outras Associações de Turismo de outros Concelhos
do Algarve, serão valências a ter em conta na implementação das acções
promocionais definidas para o ano 2013.
Texto: APAL
Foto: PlanetAlgarve