quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

APAL – Turismo de Albufeira com novo Presidente



Após Desidério Jorge da Silva ter assumido funções como Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, no passado dia 2 de Novembro, veio solicitar a suspensão dos cargos que desempenhava, tanto na Autarquia de Albufeira, como na Presidência da APAL - Agência de Promoção de Albufeira, devido à incompatibilidade do seu novo cargo naquela entidade, com as funções que anteriormente desempenhava.

Assim, e conforme determinam os estatutos da APAL, foi designado o Vice-Presidente José Lourenço dos Santos, Administrador do Grupo Luna Hotéis & Resorts, para assumir as funções de Presidente de Direcção da APAL, e António Xavier Braz Vieira Xufre, empresário e gerente de vários bares e espaços de animação em Albufeira, que passou de Vogal Suplente, a Vice – Presidente na Direcção da Associação.
Os restantes membros da Direcção da APAL e Corpos Sociais mantêm-se.

Para o recém indigitado Presidente da APAL, José Lourenço dos Santos, o assumir a presidência da Direcção da APAL, é no contexto actual, um grande desafio, atendendo às dificuldades que o País e a Região enfrentam, nomeadamente na obtenção dos recursos necessários para desenvolver as acções de promoção que se consideram necessárias para a sustentabilidade e desenvolvimento turístico do Concelho de Albufeira.

José Lourenço dos Santos “pretende em colaboração com os restantes membros da Direcção e Corpos Sociais, dar continuidade ao trabalho de promoção turística que a APAL tem vindo a realizado desde 2004, ano em que esta Associação foi criada por Desidério Jorge da Silva e restantes Sócios-Fundadores”. Palavras proferidas por este, na última Assembleia Geral, realizada no passado dia 27 de Dezembro.

A pretensão da APAL no imediato, é de dar seguimento ao projecto e estratégias definidas, trabalhando cada vez mais em estreita parceria e colaboração com as demais entidades da região, e assim unir esforços que resultem na obtenção de sinergias, nas mais diversas escalas de actuação: local, regional e nacional.

O Plano de Actividades proposto para 2013, foi aprovado na última Assembleia-Geral, e tem como linhas orientadoras, uma maior agressividade promocional focada em segmentos de mercado relevantes para o produto turístico sol e mar, assim como para o esbatimento da sazonalidade, como é o caso do turismo sénior que produz estadas de maior duração, especialmente durante a época média e baixa.

O ano de 2013 vai ser um grande desafio para todos, mas acreditamos que, com uma estratégia promocional bem desenvolvida e alinhada com as diferentes entidades que têm responsabilidades no sector do turismo e nas diferentes escalas de actuação, juntos iremos ultrapassar essas mesmas dificuldades.

A flexibilização do plano de marketing e as parcerias realizadas com as diversas instituições, como é caso do Município de Albufeira - nosso principal parceiro – a Associação Turismo do Algarve, o Turismo de Portugal e ainda, a realização de várias acções conjuntas com outras Associações de Turismo de outros Concelhos do Algarve, serão valências a ter em conta na implementação das acções promocionais definidas para o ano 2013.

Texto: APAL
Foto: PlanetAlgarve