terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sindicato da Hotelaria entrega queixa na ACT contra «lay-off» “ilegal” no Hotel Sheraton





Hotelaria do Algarve enviou um pedido de intervenção urgente à Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT) e denunciou à Segurança Social o que considera ser um «lay-off» “ilegal” de 80 funcionários no Hotel Sheraton, em Albufeira.

De acordo com o comunicado do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve, a United Investments, que gere aquela unidade hoteleira, deu início a um processo de suspensão dos contratos de trabalho a 80 trabalhadores.

O sindicato revela os trabalhadores foram chamados individualmente aos escritórios da direção para ali tomarem conhecimento da intenção da empresa, tendo-lhes sido pedido “para assinarem a comunicação”, classificada como “confidencial”, e “para não falarem com os colegas sobre o assunto”.

Os sindicalistas entendem “que não foi permitido aos trabalhadores, sob pena de estes serem alvo de procedimento disciplinar por quebrarem a confidencialidade imposta pela empresa, poderem reunir entre si e elegerem uma comissão representativa”, o que viola “gravemente” o n.º 3, do art.º 299, do Código do Trabalho.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve já enviou “um pedido de intervenção urgente” à Autoridade para as Condições no Trabalho e denunciou o caso à Segurança Social.

“Lembramos que está a decorrer uma queixa crime contra a empresa por esta não ter permitido a realização das eleições para os corpos gerentes do sindicato no passado mês de maio de 2012 e, posteriormente, também impediu a realização de eleições de delegados sindicais na sala de convívio do pessoal, inviabilizando o ato eleitoral”, sustenta ainda o sindicato.

DiariOnline