sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Expensive Soul, Fogo de Artifício, Star Parade e Paderne Medieval marcaram entrada em 2013


No último fim de semana de 2012, Albufeira voltou a impor-se como um dos principais destinos para esta época do ano. A cidade acolheu milhares visitantes que, durante quatro dias, aproveitaram para visitar o concelho e participar nas atividades agendadas.


Mais de 50 mil pessoas optaram por rumar à Praia dos Pescadores para assistir à atuação dos Expensive Soul e à tradicional sessão de Fogo-de-Artifício. A banda nacional espalhou boa disposição pelo recinto à beira mar, animando a multidão com a sua enérgica presença. Para abrir a noite, a vencedora do Festival da Canção Filipa Sousa e o DJ Gonzalez brindaram o público com uma atuação conjunta, que pôs o recinto a dançar.


O programa deste ano teve algumas novidades. A animação esteve também presente na zona da Oura. A Avenida Francisco Sá Carneiro entrou em 2013 com a Star Parade, um desfile “de estrelas” pontuado por diversos momentos de animação e que marcou presença tanto nas ruas como nos estabelecimentos aderentes.


Outra das novidades teve a ver com o Fogo de Artifício que este ano teve dois pontos de lançamento. O mais tradicional na Praia dos Pescadores, e o mais inovador na Praça de Touros. Este último, também uma novidade, com o objetivo de contribuir para fixar pessoas nesta zona da cidade.


No barrocal, o evento Paderne Medieval animou as ruas da freguesia entre os dias 29 de dezembro e 1 de janeiros. Foram 4 dias de animação e recriação histórica que acolheram perto de 10 mil visitantes. Esta 4ª edição decorreu no núcleo histórico da aldeia de Paderne e contou com a presença de mais de 60 participantes, entre artesãos, doceiras, comerciantes e associações.


Num contexto de restrição orçamental, a 11.ª edição da Passagem de Ano de Albufeira apenas foi possível pela feliz parceria entre a Câmara Municipal de Albufeira, Agência de Promoção de Albufeira (APAL), Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Associação dos Empresários da Avenida Sá Carneiro – Albufeira, além de um conjunto de outras entidades e associações locais. O orçamento foi 40 por cento inferior ao da última edição.

O programa colocou no terreno centenas de profissionais das mais diversas áreas, ligadas à logística e montagem, organização e participação nos diversos eventos, equipa da autarquia, segurança e transportes, Bombeiros Voluntários, GNR, INEM, Cruz Vermelha, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, Polícia Marítima e Municipal.

A autarquia agradece publicamente o envolvimento de todos. “Queremos dirigir uma palavra de agradecimento a todos os parceiros que tornaram possível a realização deste evento, que representa uma marca turística a nível nacional. Apesar dos tempos difíceis em que vivemos, conseguimos oferecer um programa eclético de quatro dias, que trouxe ao concelho milhares de pessoas”, destacou José Carlos Rolo, presidente do Município de Albufeira.

CM-Albufeira