Giro transportou mais de 1 milhão de passageiros em 2012
A completar 9 anos de existência em 2013 (dia 20 de
Agosto), o GIRO - rede de Transporte Público Urbano de Albufeira, serve os
residentes e milhares de turistas que aqui se deslocam para conhecer o
Concelho. Em 2012, o número total de passageiros transportados ultrapassou 1
milhão (1. 109. 531), distribuídos pelas 5 linhas da seguinte forma: linha
vermelha 1 e 2 - 378.360 – linha verde – 286.934 – linha azul – 274.595 – linha
laranja – 169.642 – números que evidenciam a crescente procura do serviço por
parte da população e visitantes, e que levou a Autarquia, já por duas vezes, a
reequacionarem o modo de funcionamento dos transportes. Em 2007 com o
desdobramento da linha vermelha e o início da linha vermelha 2 e, em 2010, com
a criação da linha laranja que faz a ligação entre Albufeira e Ferreiras.
Atualmente o GIRO circula por toda a área urbana da cidade, incluindo a zona do
Páteo, Marina, Oura, Montechoro, todas as escolas EB 2,3 e Secundárias da
freguesia de Albufeira e a maioria das escolas primárias e do ensino
pré-escolar e permite o acesso cómodo e rápido à Estação dos Caminho-de-ferro,
em Ferreiras, facilitando em muito quem chega a Albufeira de comboio. Durante o
último trimestre de 2012 a Autarquia realizou um inquérito com vista a avaliar
a satisfação dos utilizadores. Foram aplicados 500 questionários com vista a
estudar a melhor solução para a dinamização do serviço, bem como perceber quais
se os seus percursos são considerados adequados e que tipo de ajustamento
necessitam, quer em termos de trajeto quer do número de paragens, sua
localização, tipo de autocarros e a oferta destes a utilizar em função dos
diferentes percursos e dias da semana. Foram efetuadas questões no âmbito de
oito temas considerados os mais pertinentes, nomeadamente, a Segurança,
Comodidade e Conforto, a Limpeza e Estado de Conservação dos autocarros.
Títulos de Transporte, Tempos e Horários, Informação Disponível, Motoristas e
Bilheteiras. Da análise dos dados constata-se que a maioria dos utilizadores
está totalmente satisfeita ou satisfeita com a generalidade dos serviços
prestados pelo GIRO, mais precisamente 75% dos inquiridos revelam este estado
de espírito.
Enquanto cerca 26% se encontram satisfeitos, 13% encontram-se
insatisfeitos e 12% não sabem ou não respondem. Os itens com a maior
percentagem de satisfação em que os inquiridos se revelam muito ou totalmente
satisfeitos são a oferta de transportes e os horários praticados, que registam
o seu valor máximo, de 62 %, na linha laranja. O item com a maior percentagem
de insatisfação, corresponde à comodidade e conforto dos autocarros, mesmo
assim, não ultrapassando os 26% de insatisfeitos, na linha vermelha dois.
O que leva a manter e reforçar que o GIRO é, sem dúvida,
uma mais-valia para os munícipes de Albufeira e para os seus visitantes, do
ponto vista da mobilidade dentro da cidade e até à estação de caminho-de-ferro
das Ferreiras.
Para o vereador responsável pelas Acessibilidades
Viárias, Estacionamento, Mobilidade e Transportes Urbanos, Carlos Quintino, os
resultados do inquérito são bastante satisfatórios “o GIRO veio melhorar em muito
a qualidade de vida em Albufeira em matéria de mobilidade e transportes. É uma
forma cómoda e económica dos residentes se deslocarem para os seus compromissos
diários, e dos seus visitantes e turistas conhecerem e explorarem a cidade.
Oferece aos seus passageiros uma excelente relação preço-qualidade, note-se que
ao nível do Algarve, o GIRO é o serviço de transportes urbanos que garante o
preço base do bilhete de bordo, do passe sénior e do passe escolar, mais baixo.
E por outro lado, com a consolidação deste sistema de transportes urbanos,
contribui-se e continua a contribuir-se fortemente para melhorar as condições
de mobilidade na cidade de forma mais amiga do ambiente. Claro que existem
sempre algumas correções e melhorias a serem feitas, tanto pela autarquia como
pela concessionária, o que acontece quase que diariamente, sempre com o
objetivo de manter a qualidade nos aspetos em que esta já é boa e muito boa, e
aumentar a mesma naqueles aspetos em que ainda não o é” conclui o vereador
Carlos Quintino.
CMA