quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Câmara Municipal de Albufeira realiza a primeira reunião pública do ano na Junta de Freguesia de Olhos de Água

Próxima reunião é na Guia, dia 5 de fevereiro


O Executivo da Câmara Municipal de Albufeira, atualmente sob a presidência de José Carlos Martins Rolo, realizou a sua reunião pública mensal, pela primeira vez, na Freguesia de Olhos de Água. A medida, que surge na sequência de uma proposta do presidente da Autarquia, aprovada em reunião do Executivo no dia 18 de dezembro, é extensiva às quatro Juntas de Freguesia que estão fora da sede do Concelho. A próxima reunião está marcada para a Junta de Freguesia da Guia, no dia 5 de fevereiro. Segue-se Ferreiras, a 5 de Março. Paderne acolhe a última reunião pública, no dia 2 de abril.

A descentralização da gestão municipal, no sentido de estar mais perto das pessoas, é uma das grandes preocupações de José Carlos Rolo, que sublinha: “Esta medida reflete uma preocupação pessoal, partilhada pelos restantes elementos do meu Executivo com vista a promover uma maior aproximação entre o poder político e os cidadãos, fomentando a participação ativa de todos, sobretudo dos munícipes que estão mais distantes do centro urbano do Concelho”. Na opinião do autarca, trata-se de uma medida de proximidade que visa envolver a população na resolução dos problemas locais e possibilita aos responsáveis políticos ouvir as suas dúvidas e prestar os esclarecimentos necessários à melhor resolução dos mesmos. Por outro lado “irá evitar que a população com mais fracos recursos ou de idade avançada tenha que se deslocar a Albufeira”. O presidente da Autarquia refere ainda “que é muito importante reconhecer e enaltecer o trabalho feito pelas freguesias”. Como exemplos, destaca a aprovação de dois projetos em Olhos de Água, nomeadamente a construção do Caminho da Romana até à Ponte Barão e do Caminho da Rosália até ao Pinheiro, bem como as respetivas infraestruturas de escoamento de águas, pavimentação e sinalização horizontal. As reuniões públicas do Executivo nas freguesias do Concelho (exceto Albufeira) irão decorrer nos primeiros quatro meses do ano e a considerar pela afluência e participação dos munícipes de Olhos de Água é uma medida que agrada bastante à população de Albufeira. Segundo a presidente da Junta de Freguesia de Olhos de Água, Indaleta Cabrita, ”é importante que projetos como aqueles que foram apresentados sejam valorizados, até porque resultam de uma racionalização e otimização dos recursos financeiros atualmente disponíveis” . A autarca aproveitou a oportunidade para “enaltecer esta medida de descentralização, reflexo do espirito de cooperação existente entre as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal”.

A próxima reunião pública mensal da Câmara Municipal de Albufeira está marcada para a Junta de Freguesia da Guia, no dia 5 de fevereiro.

CMA