quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Extensão de Saúde da Guia com melhores condições de atendimento



Os utentes da Extensão de Saúde da Guia, no concelho de Albufeira, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, beneficiam, desde o início de janeiro, de melhores condições de atendimento. A ARS Algarve IP realizou obras de conservação, beneficiação, requalificação e adaptação funcional, com o objetivo de dotar esta unidade de saúde de melhores condições de funcionamento enquanto Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, beneficiando tanto os utentes como os profissionais de saúde.


O Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, IP, Dr. Martins dos Santos, visitou as renovadas instalações na quarta-feira, 16 de janeiro, acompanhado pelo Diretor Executivo do ACES Central, Dr. José Carlos Queimado, tendo recebido o Presidente da Junta de Freguesia da Guia, Sr. Joaquim Vieira, e o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Dr. José Carlos Martins Rolo.


Durante a visita a comitiva testemunhou as melhorias significativas das condições das quais os utentes desta unidade vão passar a beneficiar a partir deste momento.

As obras realizadas em 45 dias, com um investimento total de cerca de 26 mil euros, consistiram na implementação de sistemas de climatização, instalação de sistema de deteção de incêndios, reparações gerais e pinturas interiores de paredes e tetos, iluminação exterior, colocação de estores e sinalética em todas as salas, melhoria das condições do controlo de infeção com a criação de sala de sujos e despejos, e ainda a adaptação das instalações sanitárias e do balcão de atendimento para deficientes de acordo com as normas técnicas de acessibilidade atualmente em vigor.

De destacar ainda a participação da Junta de Freguesia da Guia nesta intervenção através da colaboração nas reparações gerais, pinturas exteriores e oferta do aparelho de climatização e de um televisor LCD instalados na sala de espera da extensão de saúde.

Situada a cerca de 8 quilómetros da sede do concelho de Albufeira, a Extensão de Saúde da Guia, integra a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Albufeira e abrange cerca de 3 mil e 800 utentes, contando com apoio de uma equipa constituída por dois médicos de família, um enfermeiro e um administrativo.

A ARS Algarve IP pretende continuar com o processo de reestruturação e reorganização dos serviços de saúde na Região, de forma estruturada e rigorosa, contribuindo assim para a melhoria da acessibilidade, do conforto e de uma maior humanização dos cuidados de saúde prestados à população.

Texto: ARS Algarve

Fotos: PlanetAlgarve