sábado, 1 de junho de 2013

ALBUFEIRA | Dia Mundial da Criança


Hoje, dia 1 de junho, as Comemorações do Dia Mundial da Criança, em Albufeira, têm um programa muito especial.


O programa de comemorações começou muito mais cedo, logo pela manhã, entre as 10h00 e as 13h00, em frente aos Paços do Concelho, com os vários ateliers no âmbito do Programa Paginários.


Às 10h00, decorreu, no Salão Nobre, a entrega do livro “O Sonho de Mariana”, um livro com conselhos para os pais dos bebés nascidos em Albufeira entre maio de 2012 e maio de 2013.


O programa prossegue de tarde onde as estrelas são os alunos das escolas do 1.º Ciclo de Vale de Parra, Sesmarias, Avenida do Ténis, Guia, Olhos de Água, Vale Carro e Fontainhas, as quais, no âmbito do Clube de Leitura AEIOU, aceitaram o desafio de construir um texto com base na história “O Gigante Egoísta” de Oscar Wilde. E fazendo jus ao ditado “quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto”, surgiram diferentes histórias compiladas num trabalho intitulado “Os Pequenos Gigantes” que hoje, dia 1 de junho, pelas 16h00, vai ser apresentado em livro na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. A seguir à apresentação do livro haverá um momento de dramatização com base na adaptação do conto “O Pinto Pintão” de António Torrado.


O Clube de Leitura AEIOU… O Leitor és tu!” é um projeto iniciado pelo Município de Albufeira, em janeiro de 2012, com o objetivo de incentivar e promover hábitos de leitura em crianças em idade escolar, desenvolver o seu sentido crítico e formar novos leitores.

A iniciativa, da responsabilidade do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) consiste na promoção de encontros informais entre os pequenos leitores das várias escolas associadas ao projeto e a Biblioteca Municipal.


A partilha de leituras representa um dos fundamentos primordiais desta iniciativa, em que as histórias são apresentadas e exploradas de forma lúdica e pedagógica e o primeiro contacto com o livro tem por objetivo apelar ao imaginário e criatividade das crianças. É neste contexto que surge o livro “Os Pequenos Gigantes”, uma compilação dos trabalhos efetuados pelos alunos das escolas que integram o Clube de Leitura que, neste momento, já integra oito escolas e envolve um total de 315 crianças.