quarta-feira, 12 de junho de 2013

Marchas dos Santos Populares regressam a Albufeira


Porque a tradição continua a ser o que era dantes, Albufeira volta a apostar na organização das Marchas em honra dos Santos Populares. São várias as festas que se organizam nas sedes das coletividades do concelho com o apoio da Autarquia. Três noites de muita animação com as ruas enfeitadas com mastros e balões, foliões a saltar a fogueira, a melhor sardinha assada a pingar no pão e música de baile com vários artistas da terra.

Este ano, pela primeira vez, vai haver Arraial de Santo António no Mercado Municipal dos Caliços. O Santo casamenteiro vai ser festejado no dia 14, a partir das 19h00, com sardinhada e animação a cargo do artista Filipe Conde. A iniciativa que é organizada pelo Município conta com a colaboração de várias associações locais, nomeadamente da Associação dos Profissionais de Pesca, Associação Humanitária Solidariedade de Albufeira e Santa Casa da Misericórdia.

Em Olhos de Água as Marchas já fazem parte do cartaz turístico da localidade. Com mais de 30 anos de existência, os festejos saem à rua na noite de Santo António, S. João e também no São Pedro. O tema escolhido para 2013 “Jovens da Nossa Terra” antecipa alguma irreverência e alegria na escolha dos trajes e das músicas com que a Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água (ACRODA) pretende brindar os visitantes. Valter Cabrita é o artista convidado para animar o recinto da Festa, no Polidesportivo de Olhos de Água, com abertura das tasquinhas marcada a partir das 20h00.


A Associação dos Amigos de Albufeira também não quis deixar créditos por mãos alheias e, à semelhança de anos anteriores, organizou a Festa dos Santos Populares com apresentação de Marchas pelos alunos da UATI (Universidade do Algarve para a Terceira Idade – Pólo de Albufeira), nos dias 12 e 23 de junho, na sede da associação, entre as 16h30 e as 22h00.