DEGRADAÇÃO URBANA E AMBIENTAL E FALÊNCIA DA CÂMARA NO
CENTRO DAS PREOCUPAÇÕES
A degradação geral de Albufeira em termos da sua paisagem
urbana e o estado de falência da Câmara, são duas das situações que preocupam a
Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA),
reveladas num encontro com o candidato socialista à presidência da autarquia,
Fernando Anastácio.
Na perspectiva da associação e do candidato, este quadro
que condiciona a acção dos empresários e influencia negativamente os resultados
das empresas, “só poderá ser ultrapassado numa relação de estreita cooperação
entre empresários e uma câmara renovada”
tendo em vista o aproveitamento
fundos do Plano Regional do Algarve para o período de 2014-2020.
Foi entendimento de ambas as partes de que as acções a
financiar pelo referido Plano devem ser definidas no âmbito de uma estratégia
de melhoria da qualidade da oferta turística de Albufeira, visando
o seu reforço competitivo no mercado internacional e,
consequentemente, a rentabilização das
empresas e do mercado turístico.
“Mais do que uma promoção de fachada, a prioridade da
câmara deve centrar-se na qualificação da envolvente urbana e ambiental dos
empreendimentos turísticos com recurso
ao financiamento comunitário disponível para os próximos seis anos”, foi a
tónica do encontro.
Esta estratégia de requalificação e valorização urbana e
dos equipamentos públicos deve ser, segundo Fernando Anastácio e os
representantes da AHETA, “eixos
prioritários da intervenção autárquica invertendo a degradação da malha
urbana e das suas infraestruturas que se tem observado nos últimos anos”.
No encontro foi acentuado ainda que os sucessivos
aumentos das taxas e impostos municipais “têm minado a competitividade da
oferta e já ultrapassaram o limite aceitável” como tem vindo a sustentar o
candidato apoiado pela Plataforma Cívica Albufeira Consigo.
Albufeira, considerada a capital do turismo português,
detendo 45 por cento das camas do alojamento turístico do Algarve, tem vindo
-segundo Fernando Anastácio- a perder prestígio e credibilidade no contexto dos
municípios da região, impondo-se uma nova equipa para a autarquia com outra
visão e outra estratégia para o futuro, não comprometida com a ruína económica
da Câmara e o desastre urbanístico e ambiental.
“Uma nova Câmara, mais eficiente e aberta, capaz de
alimentar uma nova relação com os munícipes e visitantes, baseada numa atitude
cívica diferente”, foi o compromisso do
Candidato para com os Empresários do Turismo.
O Gabinete de Imprensa da Candidatura