sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ALBUFEIRA | Cidade seca e feia


Já dissemos aqui que Albufeira, por força da gestão autárquica, não é uma cidade amiga dos animais.

Hoje, voltamos ao mesmo tema para reforçar essa afirmação e alargá-la a outro âmbito.

De facto, quando andamos a pé pela cidade, como fazem os turistas nos seus passeios diários, deparamo-nos com situações lamentáveis.

É o caso das floreiras da Avenida da Liberdade, que mais parece o Vale dos Mortos.

 
Um pouco mais acima, no jardim da Esplanada Frutuoso da Silva, inaugurado recentemente com pompa e circunstância, o espelho de água está seco, acumulando-se o lixo no seu interior.
 

Perante este cenário, e porque quem não trata de si não é bem tratado pelos outros, ocorrem situações igualmente lamentáveis, como esta que se vê na mesma imagem:

Certas pessoas levam os seus cães para o referido jardim, os quais brincam na relva e sabe-se lá que mais coisas fazem aí…

Por seu lado, se a água falta em alguns lados, é demasiada em outros. Designadamente no sistema de rega dos separadores da Avenida dos Descobrimentos.


Se, por um lado, é um exagero a quantidade de água que corre, também é um exagero a altura dos repuxos. Mas os equívocos não se ficam por aqui. As autarquias editam folhetos que nos ensinam como poupar água, desigdadamente na rega, indicando que a mesma deve ser feita depois do sol se pôr, para evitar que o sol a evapore e que as plantas se queimem quando os raios de sol atravessam as gotas de água.
Pois veja-se bem isto: a autarquia albufeirense faz precisamente o contrário: Água abundante, pressão muito elevada dos repuxos com grande parte da água a ir para a estrada e rega ao sol. Vá-se lá entender isto...

E assim vai ficando a imagem da “Capital do Turismo”.

Al-Fachar