“Se houver consenso e gente disponível, estou disposto a ponderar uma candidatura” às eleições de 22 de outubro, disse o autarca à agência Lusa, apresentando como vantagem o facto de estar há quase três mandatos à frente da "Capital do Turismo".
Desidério Silva manifestou a sua disponibilidade para o lugar durante a tarde de hoje, numa reunião da Assembleia Geral da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), que congrega 32 entidades regionais – os 16 municípios e outros tantos organismos, associações e entidades relevantes na região.
Desidério Silva sublinhou que não se trata de um anúncio formal, “que nunca poderia fazer numa Assembleia Geral” e que a formalização de uma candidatura carece de conversações e consenso.
Até outubro de 2013, o autarca cumpre o último dos três mandatos possíveis à frente da Câmara Municipal de Albufeira à face da nova lei da limitação de mandatos.
O mandato da actual comissão executiva da ERTA, presidida por António Pina, o qual anunciou que não se recandidataria, chega ao fim no próximo dia 20 de Outubro e as eleições para a sucessão terão lugar dois dias depois, ou seja, no dia 22 de Outubro.
Na reunião de hoje, a Assembleia Geral decidiu não esperar pela nova legislação que vai alterar o regime jurídico das Regiões de Turismo – o que implicaria que António Pina se manteria em funções até essa legislação ser aprovada - e avançar com o calendário inicialmente previsto, de acordo com o actual quadro legal.
Na mesma reunião, a Assembleia Geral da ERTA deliberou por unanimidade apoiar a tomada de posição pública da direção do organismo e de autarcas algarvios a favor da manutenção na região do Rali de Portugal após a edição de 2013 da prova.
Al-Fachar