segunda-feira, 2 de setembro de 2013

CDU Albufeira | Em defesa da Saúde Pública

Existe, entre a Avenida dos Descobrimentos, a poucos metros da Rotunda das Minhocas e a Rua Miguel Torga, nas traseiras do Edifício Valmangude Jardim, um barranco por onde correm esgotos a céu aberto em zona habitacional. O estado de degradação e sujidade que envolve este espaço não é concebível.


Os esgotos criam poças de água propícias ao desenvolvimento de viveiros de insetos (especialmente mosquitos) e à degradação do ambiente, cujo odor fétido, sobretudo durante o período de verão, é desagradável para os transeuntes e insuportável para os moradores.


Quem tem apartamentos para alugar perde inquilinos, pois quem por lá passa não volta mais e nem os recomenda. Além do desagradável odor e dos mosquitos, proliferam os roedores e répteis.


Mais do que a preocupação com a questão do impacto na imagem da cidade, que se quer de uma cidade organizada, limpa e cuidada, este é um caso de saúde pública que merece uma intervenção rápida. Os moradores convivem com esta situação há vários anos e merecem poder abrir as janelas em suas casas, sem a preocupação com as pragas de mosquitos e o cheiro fétido dos esgotos.

De salientar, que a situação ora apresentada é do conhecimento do executivo e que este continua sem a resolver, apesar de, por motivos idênticos, ter efetuado obras de requalificação em outras zonas, como são exemplo as melhorias na ribeira de Albufeira.

Se queremos mais e melhor turismo para o concelho temos de proporcionar aos visitantes um bom ambiente.

Se queremos atingir um patamar de excelência temos de proporcionar aos residentes um melhor ambiente.


A Coligação Democrática Unitária de Albufeira