sexta-feira, 20 de setembro de 2013

LUZ DE TAVIRA | Traficante detido plantava cannabis e tinha arma proibida


Ao início da manhã do dia de ontem, 19 de setembro de 2013, militares do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana de Faro desencadearam uma operação policial no âmbito de processo em curso que culminou com a detenção de um cidadão português de 26 anos de idade, indiciado pelo crime de tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida.


A detenção surgiu no seguimento de uma investigação que corria trâmites naquele Núcleo de Investigação há vários meses, e que foi consubstanciada no cumprimento de dois mandados de busca a residências e dois a veículos.


Desta forma, os militares empenhados avançaram para a residência do visado do processo, localizada no Sítio de Pinheiro – Luz de Tavira, tendo apreendido um total de 95 plantas de cannabis adultas (algumas com 3 metros de altura), com peso aproximado de 100 kg, 302 gramas de folha seca de cannabis saltiva, para além de produto estupefaciente (pólen de haxixe) suficiente para 2248 doses individuais.


Entre o produto estupefaciente apreendido, encontram-se ainda 35 embalagens de sementes de cannabis, de diversas espécies, adquiridas fora do território nacional, para além de diversos manuais relativos a plantação, tratamento e colheita deste estupefaciente.


No decorrer da operação foram também apreendidas 1 caçadeira, 5 carabinas de ar comprimido, 1 LCD, 1 computador portátil e 2 balanças de precisão, bem como 4741 euros em moeda do BCE, existindo indícios de que o detido efetuava recetação de bens furtados.

De referir que as plantas de cannabis apreendidas se encontravam nas imediações da residência, parte das quais no interior de uma estufa com sistema de rega gota a gota, sendo que uma das divisões da casa funcionava como sala de secagem, estando totalmente revestida a aluminio e equipada com sistema de aquecimento e de extração de ar ambiente.  

Foi também apreendido um cão de raça potencialmente perigosa (pitbull), o qual guardava a área onde se encontravam as plantas.

O detido, que possui antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes, será presente durante o dia de hoje ao Tribunal Judicial da Comarca de Olhão, para aplicação das medidas de coação achadas por convenientes.


Durante 2013 e até ao presente momento foram efetuadas por este Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana 29 apreensões de pés de cannabis, as quais resultaram na detenção de 26 indivíduos, na identificação de 05 outros, e na apreensão de 1181 plantas.