quinta-feira, 5 de setembro de 2013

OPINIÃO | Problemas recorrentes na efetivação de candidaturas a emprego

Eu, Mário Rui RITA SANTOS, residente na rua do Farol, n.° 73, 8125-199 Quarteira Algarve-Portugal, portador do cartão de cidadão n.° 10126597 2 ZZ0, contatável através do número de telemovel +351 96 446 1 446, inscrito no centro de emprego de Loulé com o n.° 2313793, venho por este meio alertar a opinião pública em geral para uma situação recorrente que se está a passar no instituto de emprego e formação profissional (IEFP).

Deste modo, tenho tentado candidatar-me a várias ofertas de emprego através do site www.netemprego.gov.pt, e tenho-me deparado com problemas regulares na utilização deste site.

Os casos verificados não dignificam o serviço público que o mesmo pretende efetuar e para mais poderão ser indícios de “clientelismo”, pois as referidas ofertas estão publicadas no site sem qualquer possibilidade de resposta.

Somente os funcionários do IEFP têm acesso aos dados das mesmas e divulgam-nos para quem os mesmos bem entenderem.

Resumindo, praticam a política de desigualdade de oportunidades.

Esta situação foi reportada aos serviços de gestão do referido site, bem como presencialmente no centro de emprego de Loulé, mas nunca foi obtida quaisquer resposta até à presente data.

No meu caso concreto as ofertas em questão foram as números 171623 da região do Algarve, concelho de Albufeira e as ofertas 179562, 179961 (ESCRITURÁRIO DO SERVIÇO DE PESSOAL) e 182043 (DIRECTOR DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO) da região do Algarve, concelho de Loulé. As duas primeiras não posso indicar mais dados, pois as mesmas já não constam no site do IEFP, tendo as mesmas já sido preenchidas sem eu ter tido quaisquer possibilidade de resposta.

Volto uma vez mais a frisar, que esta situação é RECORRENTE e tem de ser alterada.

4 de setembro de 2013

Mário Rui RITA SANTOS