quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ALBUFEIRA | IV Congresso Nacional de Bonsai

Dias 27 e 28 de outubro, no EMA - Espaço Multiusos de Albufeira.


No fim-de-semana de 27 e 28 de outubro, Albufeira recebe o IV Congresso Nacional de Bonsai, no Espaço Multiusos (EMA).

Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Clube Bonsai do Algarve em parceria com a Federação Portuguesa de Bonsai que integra uma Exposição, Demonstrações por parte de Clubes nacionais, apresentação de peças de Cerâmica e Workshops sobre a arte de produzir e cuidar destas plantas milenares.

Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos. No ocidente o seu cultivo desenvolveu-se bastante nos últimos 200 anos e atualmente estas árvores estão espalhadas por todo o mundo. Apesar de parecer um passatempo extremamente exótico, o cultivo de árvores em miniatura não é mais complexo do que a jardinagem comum em vasos. A dificuldade está ao nível dos cuidados a ter para reproduzir as características de árvores de porte muito maior. Mais do que os cuidados indispensáveis ao nível da poda e da adubação, é preciso muita paciência e alguma habilidade artística.

De realçar a participação de artistas portugueses que se dedicam a esta arte e de Salvatore Liporace, um italiano que iniciou a sua atividade em 1986, no Studio Botanico de Milão, o primeiro espaço em Itália inteiramente dedicado à arte Bonsai. A escola de Salvatore tornou-se num centro de excelência. Reconhecida mundialmente, a escola foi a primeira a ser certificada pela Associação Italiana dos Artistas Bonsai.

Para ver a 27 e 28 de outubro, no EMA, a partir das 10h00.
 
CM-Albufeira