sexta-feira, 26 de outubro de 2012

I Feira do Emprego & Empreendedorismo


Cerca de 600 visitantes passaram pela Feira do Emprego & Empreendedorismo que decorreu na última quarta-feira, dia 24 de Outubro, durante todo o dia, no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA). Tratou-se da primeira edição do certame, organizada pelo AGE – Gabinete de Empreendedorismo da Câmara Municipal de Albufeira em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A Feira contou com a participação de 19 entidades que marcaram presença com balcões de atendimento permanente, onde os visitantes tiveram oportunidade de recolher informação e colocar questões diversificadas, desde sistemas de incentivos até ofertas de emprego, soluções para criar o próprio emprego e financiá-lo, oportunidades de empreendedorismo no meio rural e na zona costeira, entre muitas outras. Para além disso, alguns visitantes deixaram cartões-de-visita na “Árvore de Networking”, na esperança de que a partir daqui ramifiquem oportunidades de negócio, quer para profissionais quer para empresas, uma vez que todos estes cartões irão integrar uma rede de contactos a disponibilizar oportunamente no site do AGE. Na “esplanada de oportunidades” decorreram reuniões informais e algumas entidades levaram a cabo entrevistas de recrutamento, seleção de formandos e até reuniões de negócios.

O evento contou também com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA) que organizou uma exposição intitulada “Made in Algarve”, através da qual apresentou casos regionais de sucesso cofinanciados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Foram 12 as empresas que mostraram o que de melhor se faz no Algarve em vários setores de atividade, contribuindo desta forma para a dinamização económica, cultural e social da região. Refira-se que os produtos e serviços ali apresentados representam marcas de sucesso que incorporam inovação no seu processo produtivo, apostam na internacionalização e viram nos fundos europeus uma oportunidade e uma alavanca para a sua estratégia empresarial. Também as 40 propostas recebidas no âmbito do concurso para criação de um logótipo para o AGE estiveram patentes em exposição, entre elas a da jovem Ana Rico que ganhou o primeiro prémio do concurso.

A Direção Regional de Agricultura do Algarve também esteve representada através da apresentação de projetos desenvolvidos no setor agrícola, desenvolvidos por jovens agricultores algarvios. A disseminação das boas práticas retratadas nestes projetos traduz a dinâmica desta atividades económica e das suas potencialidades.

Durante todo o dia estiveram a decorrer 15 workshops temáticos, os quais tiveram uma excelente afluência, sendo de destacar a presença de várias turmas de alunos da Escola Profissional de Alte e da Escola Secundária de Albufeira.

Após a visita aos stands das várias entidades participantes no certame, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Silva, fez questão de afirmar que “na atual conjuntura de grandes dificuldades que estamos a atravessar é importante mostrar que há capacidade para inovar e criar novas oportunidades”. O autarca mostrou-se muito satisfeito por ver tantos jovens na Feira e referiu que “é bom ver os jovens a aprender, também, fora das salas de aula, a ter contacto com as empresas e os empregadores com vista a uma futura integração profissional”.

Carlos Baía, delegado do IEFP, realçou que encara com bastante otimismo a continuidade da iniciativa, uma vez que o número de participantes nesta primeira edição é um sinal bastante positivo e que deixa antever a sua realização no próximo ano. A terminar a sua intervenção Carlos Baía aproveitou para enaltecer a criação do Gabinete de Empreendedorismo e referiu que o nome escolhido – AGE – é muito oportuno e muito feliz, considerando o momento que estamos a atravessar “ é o momento de AGIR; quando há menos empregos há que fazer mais para atingir os mesmos resultados”.

O Gabinete de Empreendedorismo foi apresentado oficialmente na passada sexta-feira, dia 19, e já tem informação disponível no site do AGE, um subsite de www.cm-albufeira.pt, onde os interessados podem consultar informação sobre o funcionamento do serviço, Território, Negócios, Emprego, Entidades parceiras ou que atuem na área funcional do Gabinete, Atividades em Agenda e Biblioteca. A próxima atividade agendada é um Workshop no próximo dia 22 de novembro, intitulado “Algarve|novos recursos, novos negócios”.

CM-Albufeira