sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ALBUFEIRA | “Desafios no Espaço Público” – A Água e a Rega foram os temas em discussão


No dia 25 de setembro, decorreu na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, mais uma sessão das Jornadas “Desafios no Espaço Público”, organizadas pelo Gabinete de Reabilitação Urbana (GRUA) da Câmara Municipal de Albufeira. O tema em debate este mês girou em torno das questões ligadas à problemática da água e da rega.


José Sequeira, vereador da Câmara Municipal de Albufeira, responsável pelas áreas da Reabilitação Urbana, Ambiente e Espaços Verdes, referiu a preocupação da Autarquia em promover ações de sensibilização no âmbito desta temática junto das escolas e da população em geral. Como exemplo de boas práticas ao nível da gestão da água no concelho, que contribuem para a sua sustentabilidade, destacou o Parque da Alfarrobeira, os revestimentos dos espaços ajardinados adjacentes às escadas rolantes e taludes em geral, “onde se privilegia o uso de plantas autóctones”.

Em representação da seção regional do Algarve da Associação Portuguesa dos Arquitetos (SRAlgarve -APAP), Rui Terremoto salientou a importância da água como elemento dinamizador da paisagem e como recurso importante no âmbito da atividade profissional dos arquitetos paisagistas, quer ao nível do Projeto quer do Ordenamento do Território. Na sua intervenção abordou também o Regime Jurídico da Reserva Ecológica Nacional e a principal legislação ligada aos recursos hídricos.

José Vieira e Hélder Romão deram a conhecer um exemplo de rara beleza ecológico-ambiental no Algarve, o Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Lagoa, na margem esquerda do rio Arade. Esta infraestrutura foi construída num terreno de 18 hectares, respeitando os diversos ambientes existentes no local, nomeadamente o sapal, o paul, o matagal, a lagoa, planos e linhas de água, com vista a preservar o valor ambiental do Parque.

A Aquamatic (Algarve), representante oficial da Rain Bird, referiu que cada vez há mais restrições no uso da água, tendo destacado um conjunto de ferramentas, formações, produtos e serviços que contribuem eficazmente para a sua poupança.

CM-Albufeira