quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ALBUFEIRA | Aumentam as quedas socorridas pelos Bombeiros Voluntários

Os Bombeiros voluntários de Albufeira divulgaram os seguintes serviços prestados por esta instituição na última terça-feira:

Serviços efetuados dia 27 de Agosto
7 Doenças Súbitas
7 Quedas
3 Agressões
1 Acidente de Viação
3 Intoxicações
1 Outra Emergência Médica
16 Conduções de Doentes
3 Outras Ocorrências.

O Piquete de serviço das 20:00h às 08:00 foi de 8 elementos /Equipa de Combate a Incêndios - 10 elementos e das 08:00h às 20:00h de 15 elementos /Equipa de Combate a Incêndios - 10 elementos.

Pelos dados referidos, há uma conclusão que pode desde já ser retirada: as quedas na cidade aumentaram. Até aqui, e para referir apenas aquelas onde são solicitados os serviços de emergência, a média de quedas em Albufeira era de 5 por dia mas nos últimos dias o número tem subido para 7 e 8 quedas por dia.
Numa cidade onde os seus maiores encantos residem na sua morfologia natural, essa mesma morfologia esconde perigos de quedas nas calçadas inclinadas.

Trata-se de uma situação diária recorrente ano após ano. É sabido que as ruas inclinadas, sobretudo as de calçada em calcário, que se vai desgastando com o tempo, ficando muito lisas, oferecem um perigo acrescido para os transeuntes, residentes e turistas.

No entanto, embora o número de quedas atinja várias dezenas por semana, mais de meio milhar por mês, vários milhares por ano (estamos a falar apenas daquelas em que são chamados os serviços de emergência), nada é feito por parte da autarquia no sentido de eliminar este perigo que a cidade oferece.

Vêem aí eleições autárquicas e as promessas fazem-se ouvir. Relativamente a esta circunstância, ainda nada se ouviu.

Fazemos votos para que o novo executivo não seja tão passivo como os até aqui nesta matéria, erradicando de vez esta má imagem que é dada à autoapelidada Capital do Turismo, que, desta forma, tanto maltrata os turistas e também os residentes.


Alfachar