quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Festa em Honra de Nossa Senhora da Orada


Começou na 3.ª feira, dia 13 de agosto, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Orada, Padroeira dos Pescadores de Albufeira, promovida pela Paróquia de Albufeira, uma das tradições religiosas mais antigas da região que já faz parte do cartaz turístico da cidade. Antiga vila piscatória, as gentes de Albufeira têm uma enorme devoção por Nossa Senhora, a qual está bem patente nos ex-votos que se encontram na Ermida da Orada e que ilustram os milagres da Padroeira dos Pescadores.


As celebrações tiveram início às 21h30, com missa na capela de Nossa Senhora da Orada, junto à Marina de Albufeira, seguida de Procissão de Velas até ao Porto de Abrigo, onde foi colocada uma imagem de Nossa Senhora da Orada.


Ontem, dia 14 de agosto, foi o Dia de Nossa Senhora da Orada – Padroeira dos Pescadores de Albufeira. A cidade foi palco do segundo dia da Festa em Honra de Nossa Senhora da Orada, promovida pela Paróquia de Albufeira, uma das tradições religiosas mais antigas da região que já faz parte do cartaz turístico da cidade. Antiga vila piscatória, as gentes de Albufeira têm uma enorme devoção por Nossa Senhora, a qual está bem patente nos ex-votos que se encontram na Ermida da Orada e que ilustram os milagres da Padroeira dos Pescadores.
A Festa deste segundo dia começou com repique festivo dos sinos da Igreja Matriz, pelas 9h00. Às 11h00, teve lugar a abertura da Ermida da Orada e da Exposição de Arte Sacra alusiva ao culto a Nossa Senhora da Orada, em Albufeira, ao longo de cinco séculos.


Às 18h00, decorreu a Missa Solene da Festa da Assunção de Nossa Senhora, na Ermida da Orada. O ponto alto das Comemorações aconteceu logo após, pelas 19h00, com a tradicional Procissão da Ermida da Orada até ao Porto de Abrigo. Seguiu-se a Bênção dos pescadores e das suas embarcações e o regresso à Ermida com saudação final. A Festa contou, também, com um programa de animação, onde não faltaram as tasquinhas, no adro da Ermida, uma oportunidade para os visitantes degustarem a deliciosa gastronomia da região, enquanto esperavam pelo programa da noite, onde a música portuguesa completou o cartaz com um Espetáculo Musical de Acordeão com o grupo “Folequestra”.


A vasta audiência teve ainda oportunidade de apreciar um espetáculo pirotécnico que incluiu a tradicional cascata de fogo.


A festa de ontem terminou com o Pároco de Albufeira, Cónego José Rosa Simão, a agradecer a participação de todos e a apelar para a participação no dia de hoje, último dia dos festejos.

Quinta feira, 15 de agosto, Dia Santo – Assunção de Nossa Senhora
As festividades terminam hoje, dia 15 de agosto com a celebração do Dia da Assunção de Nossa Senhora. O programa deste dia começou, às 10 horas, com missa na Igreja Matriz de Albufeira. Às 11h30, tem lugar uma missa campal na Quinta da Balaia. As comemorações encerram às 19 horas com a missa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada.
Trata-se de uma organização da Paróquia de Albufeira com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Junta de Freguesia de Albufeira.


Fonte: Jorge Matos Dias – PlanetAlgarve