terça-feira, 13 de agosto de 2013

Festas da Cidade - Albufeira 2013

De 13 de agosto a 8 de setembro


Albufeira vai estar em Festa a partir de hoje, com a celebração religiosa em homenagem à Nossa Senhora da Orada. Pelas 21h30, a Capela da Orada será palco de uma Missa, seguida da Procissão de Velas até ao Porto de Abrigo. Os festejos em honra da Santa Padroeira dos Pescadores prolongam-se até ao dia 15 de agosto.

O ponto alto das Festas da Cidade acontece no dia 20 de agosto, data em que se comemora o Dia do Município, que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I. O Município irá assinalar a data com um programa diversificado que culmina com um espetáculo musical na Praça dos Pescadores e com a tradicional sessão de fogo de artifício.

De 31 de agosto a 1 de setembro, a cidade vai mergulhar num programa religioso que presta homenagem a São Vicente, mais conhecido por Beato Vicente. O mártir será relembrado numa celebração em tributo à sua obra evangelizadora por terras orientais.

A encerrar o programa de festividades, o Município realiza mais uma edição das Festas do Pescador que, de 6 a 8 de setembro, promete transformar a Praça dos Pescadores num arraial de petiscos e música. A festa que, todos os anos, presta homenagem à comunidade piscatória da terra irá juntar diversas associações locais que confecionam os mais variados petiscos e doçaria.

À noite, as atenções voltam-se para o palco, por onde desfilarão diversos artistas.

Entretanto, o Largo Eng.º Duarte Pacheco continua a acolher grupos e artistas regionais que animam as noites dos visitantes do centro antigo da cidade. Todas as quartas-feiras, até ao dia 4 de setembro, pelas 21h30, será possível assistir a atuações musicais e de dança.

Para os amantes do desporto, o Município preparou um programa de atividades que inclui aulas de fitness, caminhadas noturnas, torneios de voleibol e de futevólei. Já em termos culturais, as galerias de arte do concelho acolhem atualmente exposições artísticas de pintura e fotografia, abertas a toda a população e com entrada gratuita.

FESTAS DA CIDADE

13 A 15 DE AGOSTO
Festas em honra de Nossa Senhora da Orada

14 A 31 DE AGOSTO
Verão Desportivo

20 DE AGOSTO
Comemorações do Dia do Município

31 DE AGOSTO A 1 DE SETEMBRO
Festas em honra de São Vicente de Albufeira

6 A 8 DE SETEMBRO

Festas do Pescador