domingo, 11 de agosto de 2013

Protesto contra portagens à porta da casa de férias de Passos Coelho


A Comissão de Utentes da Via do Infante tentou, na manhã deste domingo, manifestar-se junto à porta da casa onde o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho passa as férias de Verão, na Manta Rota, no Algarve, mas sem sucesso.
Tal como aconteceu com o protesto marcado para a porta do Presidente da República, em Albufeira, também desta vez, a GNR esteve no local e impediu que uma dúzia de manifestantes se aproximasse da casa.
Apesar disso, os protestos fizeram-se ouvir na rua. Os manifestantes gritaram “Passos escuta, o Algarve está em luta” e exigem não pagar portagens na Via do Infante.
“No ano passado já tínhamos tentado entregar uma carta ao primeiro-ministro e não conseguimos, mas vamos tentar outra vez”, afirmou João Vasconcelos, da Comissão de Utentes, ouvido pela Lusa.
Com cartazes onde se podia ler “Passos Coelho, se gostas do Algarve por que o destróis” ou “demissão já”, os manifestantes foram fazendo ruído durante cerca de uma hora, na tentativa de chamar a atenção dos muitos turistas que passavam no local em direcção à praia, que em nada alteravam a sua rotina de férias.
“Vamos continuar a lutar até à suspensão das portagens, que estão a destruir o Algarve, a economia da região e a provocar um caos de trânsito na Estrada Nacional125, que está com filas intermináveis devido à fuga de automobilistas da Via do Infante para não pagarem portagens”, assegurou José Domingos, outro elemento da Comissão de Utentes.
Apesar das poucas esperanças numa inversão de política na cobrança de portagens, os dirigentes da Comissão de Utentes estão dispostos a prosseguir a luta até que o Algarve deixe de ter portagens na única auto-estrada da região.
“Vamos manter. O ano passado já estivemos cá, este ano estamos outra vez”, afirmou José Domingos, frisando que na sexta-feira a Comissão de Utentes também realizou um protesto junto da casa de férias do Presidente da República, Cavaco Silva, na praia da Coelha, em Albufeira.
Fonte: Lusa