quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ALBUFEIRA | Gang violento que atuava há meses foi desmantelado


Um gang violento foi desmantelado pelas autoridades, em Albufeira. O grupo criminoso atuava há meses, realizando assaltos.


O trio entrou pela janela de um anexo da moradia, no Malhão, perto de Paderne, Albufeira, a meio da tarde. Depois, forçaram a porta da cozinha e acederam à casa, que na altura estava sem ninguém. A meio do assalto, o proprietário do imóvel, italiano, chegou.


Foi imediatamente atacado e levado para a cave da habitação. Amarrado a uma cadeira, o homem foi torturado até revelar os códigos dos cartões bancários. O grupo depois fugiu com diversos objetos. O último elemento do gang foi agora detido pela Diretoria do Sul da PJ. Os outros dois já tinham sido capturados.


O assalto ocorreu em Março de 2011 e o plano do trio seria fazê-lo sem ser detetado. Por isso, atacaram por volta das 17h00. No entanto, ao serem surpreendidos pelo proprietário da casa, não hesitaram em partir para a violência. O italiano foi barbaramente agredido, até revelar os códigos dos cartões. Depois, ficou amarrado enquanto o grupo passava a casa a pente fino, à procura de objetos de valor. Entre telemóveis, relógios e máquinas fotográficas, os objetos levados valiam pouco mais de 2 mil euros. Posteriormente, ainda fizeram levantamentos em dinheiro e compras com os cartões do italiano, num valor não revelado.


Foi pelos locais onde foram feitos os levantamentos, bem como por chamadas telefónicas feitas com o telemóvel da vítima, que a PJ começou a apertar o cerco ao grupo, explicou ao CM fonte próxima do processo. Os três, na casa dos 20 anos, são da zona de Albufeira e estarão ligados a outros roubos na zona.


Em Dezembro passado, a Judiciária caçou o primeiro suspeito. O segundo foi capturado já este ano, em Março. O último detido, anunciado ontem pela PJ, foi apanhado no dia 25 de Maio. Foi presente a tribunal e ficou em prisão preventiva.

Comandante da GNR de Albufeira em declarações à CM TV
Fonte: João Mira Godinho / CM